Menu Mobile

 

 
União Presbiteriana de Homens | Diretoria UPH 2020 | Foto: arquivo IPD (2019)

União Presbiteriana de Homens | Diretoria UPH 2020 | Foto: arquivo IPD (2019)

Fechar galeria
IPB LOGO

O QUE É A UPH?

A União Presbiteriana de Homens é uma das sociedades internas da IPB e tem como objetivo organizar o trabalho masculino em uma Igreja, Congregação ou ponto de pregação. É também organizada nos âmbitos regionais (federação e confederação sinodal) e nacional (Confederação Nacional de Homens Presbiterianos CNHP).

“Eu vos farei Pescadores de Homens”
Mateus 4.19, lema da União Presbiteriana de Homens

 

HOMENS PRESBITERIANOS NO BRASIL – UPH IPB

A organização do Trabalho Masculino na IPB começou nos primórdios da organização da nossa Igreja. Segundo o portal oficial da UPH , há relatos de que antes de 1900, os Homens Presbiterianos já estavam organizados em Igrejas locais, com o nome de “Esforço Cristão”.

Em 1962, começaram a surgir publicações das UPH´s, como: UPH – Revista, UPH – Jornal e UPH – Manual. Em 1965 foram contabilizadas 445 sociedades masculinas organizadas no Brasil. Em 1966 foi realizado em Campinas (SP), o I Congresso Nacional dos Homens Presbiterianos e nesta oportunidade foi escolhido o dia 2 de fevereiro como o Dia do Homem Presbiteriano. A UPH é representada nacionalmente pela Confederação Nacional de Homens Presbiterianos (CNHP).

Para saber mais sobre a UPH no Brasil, acesse: www.uph.org.br

HOMENS PRESBITERIANOS EM DIADEMA – UPH IPD

A União Presbiteriana de Homens em Diadema foi organizada em 14 de setembro de 1969, quando a IPD era ainda Congregação. O exercício da liderança, amor a Deus e ao próximo e o trabalho árduo de mãos masculinas de todas as idades se fizeram presentes desde as primeiras iniciativas de evangelismo na cidade, passando pelo levantar dos muros de nossa Igreja, tijolo a tijolo, à atuação nos dias atuais.

Primeira Diretoria da UPH (1969)

  • Presidente: Abílio Alves de Oliveira
  • Vice-presidente: Antonio José de Albuquerque
  • 1° secretário: José Farias de Albuquerque
  • 2°secretário: Antonio Marcio Feitosa
  • Tesoureiro: Valmir Batista dos Santos

O sr. Antonio J. Albuquerque esteve presente na formação de nossa UPH. Hoje, 50 anos depois, segue encorajando os homens de todas as idades ao trabalho. Segundo ele: “Devemos ter muito zelo pela obra do Senhor, pela Igreja, pela doutrina e pela causa de Cristo. Quem estiver a frente de algum trabalho, tem ainda mais responsabilidade e deve dedicar o seu melhor, fazendo ao pé da letra o que se dispôs a fazer, afirma nosso irmão, que ainda nos brinda com seu exemplo como leitor assíduo das Escrituras, de nosso boletim e do Jornal Brasil Presbiteriano.

Sr. Antonio, um dos fundadores da UPH, e sua esposa (arquivo pessoal – 2019)

Para o Pb. Rewerson Fugikawa de Salles, presidente no ano de 2019, um dos desafios da UPH é encorajar os homens ao exercício da liderança cristã. “Em todas as áreas da vida, seja como for, os homens são exemplos. Nosso objetivo é estimulá-los a serem exemplos bíblicos!”, afirma. Sobre esse desafio, acrescenta: “começa em nosso lar e continua na Casa de Deus. Se desejamos que nossos meninos se tornem homens de valor, precisamos ser este exemplo dentro de casa, cuidando amorosamente de nossas esposas, educando nossos filhos, priorizando os cultos domésticos e desenvolvendo espiritualmente a família. Na Igreja, que sirvamos de maneira exemplar na liderança, no ensino, no zelo, nas ações sociais, no amor ao próximo e em todas as áreas”.

UPH EM AÇÃO

A UPH atua em diversas frentes, dentro dos objetivos fundamentais das Sociedades. Entre os projetos e iniciativas da UPH em Diadema, destacamos para os dias atuais:

  • Visitas: por meio do Projeto André, a UPH realiza visitas para comunhão, auxílio e encorajamento aos homens da Igreja.
  • Oração: além da participação na iniciativa “Homens de oração”, que consiste em reuniões periódicas de oração entre os homens da igreja local no âmbito da federação, a UPH promove e participa dominicalmente dos momentos de oração antes dos cultos solenes e das vigílias periódicas.
  • Ação Social: criação e apoio do Ministério Barnabé <clique aqui para saber mais>.
  • Ações evangelísticas e missionárias: a UPH realiza ações como a “Feijoada Missionária”, que arrecada recursos para envio à campos missionários no Nordeste, além de contribuir com 50% de sua arrecadação para trabalhos missionários e evangelísticos.

Além das iniciativas no âmbito local, nossa UPH é ativa nos âmbitos da Federação (Presbitério Reformado de Diadema), Sinodal (Sínodo Grande ABC) e Nacional (CNPH – Confederação Nacional Presbiteriana de Homens).

Diretoria atual da UPH (2019):

  • Presidente: Rewerson Fugikawa de Salles
  • Vice: Joel Bezerra de Albuquerque
  • 1° Secretário: Ivandro Marcio Pessoa dos Santos
  • 2° Secretário: Vagner Antonio de Oliveira
  • Tesoureiro: Ademir Zanella

Moto da UPH: Confiança em Jesus, Entusiasmo na Ação e União Fraternal. Clique aqui para conferir o moto cantado.

Hino: O hino oficial do Trabalho Masculino da IPB é o de número 326, “Homens Presbiterianos”. Confira a letra abaixo e clique aqui para ouvir.

Homens presbiterianos – Hinário Novo Cântico (326)

Homens presbiterianos do Brasil,

Testemunhas de Jesus, o Salvador!

Levantemo-nos, com fé e mui vigor,

Com mensagem varonil!

O Senhor nos manda a todos proclamar

O valor do sangue que por nós verteu

Lá na cruz onde, bondoso, padeceu

Para a Glória nos levar!

 

Sim, lutemos por Cristo Jesus,

Apontando aos descrentes ateus

O caminho repleto de luz,

Ó varões santos, filhos de Deus.

 

Homens presbiterianos do Brasil,

Na oração teremos perenal poder!

E faremos sempre a Bíblia resplender

Nesta Pátria senhoril!

 

Com Jesus, o nosso grande e bom país

Viverá em paz e, olhando o seu porvir,

Terá bênção copiosa a espargir,

E o Brasil será feliz!

 

Homens presbiterianos do Brasil,

Que integramos vasta Confederação,

Com valor e piedosa vocação

Trabalhemos, um por mil,

 

Na grandiosa obra de Jesus, Senhor,

Poderosa, forte, bela e triunfal,

Arvorando, com amor, pendão real,

Exaltando seu labor!

Assine nossa

NEWSLETTER

e receba novidades por e-mail!

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.