Menu Mobile

 

 
Nossa história | Construção da Igreja - Foto: arquivo histórico IPD

Nossa história | Construção da Igreja - Foto: arquivo histórico IPD

Fechar galeria
IPB LOGO

Pela boa mão e vontade de Deus e por meio de homens e mulheres fiéis ao Senhor, em 30 de janeiro de 1972 era fundada oficialmente a nossa amada Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema (IPB Diadema).  A nossa história, contudo, começou alguns anos antes, com o desejo que o Senhor Deus colocou no coração de servos como o Rev. Alcides Oliveira de Sousa, sua esposa Francisca Feitosa de Sousa e outros irmãos, em pregar o evangelho ao povo da cidade de Diadema.

Segundo o Rev. Alcides, que gentilmente nos contou parte desta história, naquela época havia três famílias presbiterianas na cidade, incluindo a sua. Essas famílias congregavam na Igreja Presbiteriana de Vila Guarani e na Igreja Presbiteriana do Bosque da Saúde, em São Paulo e, certa vez, se encontraram e mencionaram o desejo de que houvesse uma Igreja Presbiteriana em Diadema.

O Rev. Alcides levou o assunto à frente e no ano de 1964, com o apoio da Igreja Presbiteriana de Vila Guarani, foi iniciado um ponto de pregação em sua casa. Enquanto os jovens e adultos se reuniam em Escola Bíblica na parte de trás da casa, sua esposa, Dona Chiquinha, como carinhosamente é chamada, liderava as atividades com as crianças, na cozinha.

Rev. Alcides e “Dona Chiquinha” (arquivo pessoal, 2019)

Com o crescimento do trabalho, o ponto de pregação logo tornou-se congregação e o avanço do Reino foi acontecendo ali, juntamente com o crescente e contínuo empenho dos irmãos em trabalhar e pregar, incansavelmente, o evangelho. Todos os domingos, famílias inteiras se reuniam para anunciar a verdade de Cristo nas ruas da nossa cidade às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos – a todos!

Nesta época, o Rev. Alcides nos lembra que resolveu solicitar à Igreja de Vila Guarani um empréstimo para que pudesse realizar o pagamento de uma entrada para a compra do terreno que abriga hoje a IPD. Com o terreno comprado, o próximo passo seria a sua escavação para possibilitar a construção. Contudo, o local era de difícil acesso e o caminhão de terraplanagem não conseguia chegar para realizar a retirada da terra.

A igreja então organizou uma vigília de oração e, durante toda aquela madrugada, os membros escavaram a terra e iam a levando até o caminhão. “Tudo isso foi feito com amor. Crianças, jovens, homens e mulheres participaram. O trabalho foi finalizado por volta das 6h da manhã e, naquela mesma tarde, todos estavam presentes na Escola Bíblica Dominical”, diz o nosso irmão, Rev. Alcides.

Claramente, vemos a bondosa mão de Deus, cumprindo Sua palavra também na comunidade que em Diadema estava sendo criada. Fazendo referência às Santas Escrituras, no livro de Atos (2:46-47), podemos afirmar sobre esta família da fé que :“…diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.

Assim, há quase 50 anos, era fundada nossa amada IPD que, para glória de Deus, continua até os dias de hoje perseverando em comunhão e pregando o evangelho das santas Escrituras!

Ao longo desses anos, a IPD também tem atuado fortemente na frente de missões, plantando igrejas ao redor da cidade. Damos graças a Deus pelas igrejas já formadas como a IP Eldorado (atual Trindade Igreja Presbiteriana), a IP Jardim Marilene e a IP Serraria. Atualmente, a IPD tem investido amor, tempo, recursos humanos, estruturais, financeiros e orações em um trabalho de plantação de igreja no bairro Campanário (saiba mais). Além disso, apoiamos uma série de iniciativas missionárias em nosso país e ao redor do mundo.

Louvamos a Deus por essa fiel igreja. Louvamos a Deus pelos servos incansáveis, que iniciaram essa obra tão nobre e perene há muitos anos e que nos legaram essa missão, a mais importante missão de nossas vidas: anunciar a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador! Louvamos a Deus por cada membro e família que atualmente segue colocando as mãos no arado e contribuindo para o avanço do Reino de Deus na cidade de Diadema.

Que esse breve relato da nossa história preencha nosso coração de gratidão a Deus e nos impulsione, ainda mais, a pregar as boas novas de salvação em cada canto da cidade de Diadema e em todo o mundo!

Faça parte desta família da fé. Faça-nos uma visita!

 

Pastores nomeados para a IPD desde sua fundação:

  • 1972 Rev. Alfredo Walter Lambiase
  • 1973 a 1974 Rev. Edezildo Barros Correa
  • 1975 Rev. Joaquim Rodrigues Mourão
  • 1976 a 1977: Rev. Jarbas Ridrigues de Sales
  • 1978 Rev. Paulo Freire
  • 1978 Rev. Yen Machado Pimenta
  • 1979 a 1982: Rev. David Cestavo
  • 1983 a 1984: Rev. Fernando Amilton Costa
  • 1985 a 1990 Rev. Ludgero Machado Moraes
  • 1991 a 1992: Rev. Edson Dias
  • 1993 Rev. Ananias Feitosa de Souza
  • Janeiro a abril de 1994: Rev. Elio Nogueira Castelo Branco
  • Abril de 1994 a dezembro de 2002: Rev. Samuel Gomes de Oliveira Sobrinho
  • 2003 a abril de 2007: Rev. Dráusio Piratininga Gonçalvez
  • Maio a dezembro de2007: Rev. Cláudio Montmor de Oliveira
  • 2008 a 2011: Rev. Nelson Luiz Taibo Avidago Jr.
  • 2012 a 2015: Pr. Valmir Rocha Santos
  • 2016 a período atual: Rev. Leandro Rocha dos Santos

 

HISTÓRIA DO PRESBITERIANISMO NO MUNDO E NO BRASIL

(Fonte dos textos históricos: portal IPB História ipb.org.br/ipb/historia, de autoria do Rev. Alderi Souza de Matos, historiador oficial da Igreja Presbiteriana) 

As origens históricas mais remotas do presbiterianismo remontam aos primórdios da Reforma Protestante do século XVI. Como é bem sabido, a Reforma teve início com o questionamento do catolicismo medieval feito pelo monge alemão Martinho Lutero (1483-1546) a partir de 1517. Em pouco tempo, os seguidores desse movimento passaram a ser conhecidos como “luteranos” e a igreja que resultou do mesmo foi denominada Igreja Luterana.

O QUE É IPB: A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos.

DENOMINAÇÕES PRESBITERIANAS NO BRASIL: A Igreja Presbiteriana do Brasil é a mais antiga denominação reformada do país, tendo sido fundada pelo missionário Ashbel Green Simonton (1833-1867), que aqui chegou em 1859. Mais tarde, ao longo do século 20, surgiram outras igrejas congêneres que também se consideram herdeiras da tradição calvinista. São as seguintes, por ordem cronológica de organização: Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (1903), com sede em São Paulo; Igreja Presbiteriana Conservadora (1940), com sede em São Paulo; Igreja Presbiteriana Fundamentalista (1956), com sede em Recife; Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (1975), com sede em Arapongas, Paraná, e Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (1978), com sede no Rio de Janeiro.

IMPLANTAÇÃO DA IPB (1859-1869)

O surgimento do presbiterianismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867). Nascido em West Hanover, na Pensilvânia, Simonton estudou no Colégio de Nova Jersey e inicialmente pensou em ser professor ou advogado. Influenciado por um reavivamento em 1855, fez a sua profissão de fé e, pouco depois, ingressou no Seminário de Princeton. Um sermão pregado por seu professor, o famoso teólogo Charles Hodge, levou-o a considerar o trabalho missionário no estrangeiro. Três anos depois, candidatou-se perante a Junta de Missões da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, citando o Brasil como campo de sua preferência. Dois meses após a sua ordenação, embarcou para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade.

Assine nossa

NEWSLETTER

e receba novidades por e-mail!

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.