Menu Mobile

 

 
UCP - União de Crianças Presbiterianas | Escola Bíblica de Férias | Foto: arquivo IPD (2019)

UCP - União de Crianças Presbiterianas | Escola Bíblica de Férias | Foto: arquivo IPD (2019)

Fechar galeria
IPB LOGO

O QUE É A UCP

“A UCP – União de Crianças Presbiterianas é uma sociedade interna e tem a finalidade de unir as crianças da Igreja proporcionando os meios adequados para que elas cresçam espiritualmente, moralmente, intelectualmente e socialmente, abrangendo crianças de 06 a 11 anos. A missão da UCP é anunciar o evangelho, edificar vidas, socializar as crianças, incentivar práticas cristãs e modelar servos para obra de Deus”. (Fonte: Secretaria Geral do Trabalho da Infância – IPB).

HISTÓRIA DA UCP NO BRASIL

Entre 1940-194, na Igreja Presbiteriana de S. José Del Rei (MG), havia um trabalho diferenciado e direcionado para as crianças, denominado Liga Juvenil. Nas tardes de sábado, na casa da Sra. Lavínia reuniam-se as crianças em torno da simplicidade desta senhora que lhes proporcionava horas felizes e dinâmicas, com brincadeiras, estudos, histórias e deliciosos lanches. Anos mais tarde, outra Liga Juvenil foi criada na 1ª Igreja Presbiteriana de Niterói (RJ). Em 1978, nasceu a revista “Juvenis por Cristo”, que se tornou órgão oficial do trabalho da infância e levava aos líderes toda orientação sobre dinâmica de atividades, ideias, sugestões e lições bíblicas. A revista circulou até o ano de 1995.

Ainda que não se saiba como e quando se iniciou a Liga Juvenil na IPB, é sabido que no ano de 1980, em uma reunião realizada em São Paulo coma Secretária Nacional do Trabalho Feminino, foi proposto trocar o nome deste trabalho para União de Crianças Presbiterianas – UCP. O trabalho de crianças até então era vinculado ao trabalho das senhoras, com a direção da Secretaria Nacional de SAFs. Pouco depois, em meados de 1982, foi criada a Secretaria Geral do Trabalho da Infância que até os dias de hoje atua na liderança das UCPs em todo o Brasil. Saiba mais clicando aqui.

(Fonte histórica: Secretaria Geral do Trabalho da Infância – IPB)

CRIANÇAS PRESBITERIANAS EM DIADEMA – UCP IPD

Nossa amada UCP foi organizada em 5 de dezembro de 1971, com o nome de Liga Juvenil, por iniciativa da SAF – Sociedade Auxiliadora Feminina –, que naquela época era a sociedade responsável pelo trabalho com as crianças. Mais tarde, em 1984, a sociedade desligou-se da SAF e passou a ser chamada de União de Crianças Presbiterianas e a funcionar como sociedade interna.

Primeira Diretoria Eleita UCP (antiga Liga Juvenil – 1971):

  • Presidente: Rute Sousa Feitosa
  • Vice-presidente: Adeniuza Marcia Feitosa
  • 1º. Secretária: Eunice Feitosa de Albuquerque
  • 2º. Secretário: Amilson Feitosa
  • Tesoureiro: Isaac Feitosa de Souza

Nossa irmã Adeniuza Marcia Feitosa de Arruda tinha 12 anos na época e participou da primeira eleição de diretoria. Ela relata, com muito bom humor, que chorou durante a eleição, pois queria ser presidente da liga, mas foi eleita como vice-presidente.

Sobre aquela época, ela ainda recorda: “lembro de sentir gratidão e, ao mesmo tempo, responsabilidade em participar. Foi um grande privilégio! Fazíamos diversos passeios e ouvíamos de Jesus em todos eles. De vez em quando, o carro verde do Rev. Atael Costa chegava em nossa congregação e era logo lotado por muitas crianças!”, nos conta nossa irmã que, após ter sido uma das primeiras sócias da UCP, manteve sua atuação na sociedade, passando pelos papeis de orientadora, conselheira, colaboradora das Escolas Bíblicas de Férias e professora na Escola Bíblica Dominical. Até os dias atuais, pela graça de Deus, ela continua servindo junto às crianças como professora.

UCP nos anos 80 – Arquivo pessoal – Adeniuza Marcia Feitosa de Arruda

De lá para cá, esta sociedade vem colecionando histórias marcantes. Dentre elas, está o legado de um projeto chamado “Koinonia Kids”, que ocorreu em 2008, sob liderança das conselheiras Cida Albuquerque e Terezinha Bessa e consistia na realização de devocionais mensais, preparadas e ministradas de maneira lúdica, pelo Pb. Ivandro Marcio Pessoa dos Santos, sobre o Livro de Eclesiastes. Os encontros ocorriam nos lares ou em outros locais como a Igreja, parques e em outras igrejas da região.

As crianças eram responsáveis por conduzir as partes litúrgicas, sob orientação dos líderes. Aproveitava-se também todas as oportunidades para comunhão, como comemoração de aniversariantes, ajustando a agenda do estudo do mês ao calendário de aniversários das crianças. Beatriz Maria de Lima Alves, atual membro da IPD, foi uma das muitas crianças que participaram deste projeto. Segundo ela “os encontros foram muito importantes. Gostava muito da comunhão que tinha e fiquei mais próxima de muitas pessoas. Era ótimo poder estudar de forma mais profunda a palavra de Deus com eles”. Aos 13 anos, anos Beatriz entregou sua vida a Jesus.

Iniciativas como encontros nos lares, encontros temáticos, Escola Bíblica de Férias, comemoração de aniversariantes, entre outras fazem parte do trabalho da UCP. Além disso, a sociedade apoia e interage junto à Escola Bíblica Dominical – que hoje atende desde bebês até pré-adolescentes – e ao Coral Louvor para Cristo, que abarca crianças e adolescentes de 4 a 13 anos.

Todo o esforço conjunto é eterno e digno de honra. Como afirma nossa irmã Simone Dias, atual conselheira da sociedade, “cumprir a ordem ‘ide e pregai’, dada por Jesus, é papel de todos nós – e inclui as crianças! Pais, conselheiros e orientadores das sociedades devem estar inteirados sobre o mundo dos pequenos, para que possam ajudá-los a avançarem e cresceram em graça, estatura e sabedoria de Cristo, em meio ao caos dos dias atuais”.

Louvamos a Deus pelas vidas dos irmãos que colocaram e colocam suas mãos no arado, para servirem a Jesus por meio do serviço às crianças, com o nobre objetivo de que os pequeninos tenham a oportunidade de conhecer e amar a Cristo, desde os seus primeiros anos, sendo formados com valores cristãos sólidos, que os acompanharão pelo resto de suas vidas.

UCP EM AÇÃO

A UCP atua em diversas frentes, dentro dos objetivos fundamentais das Sociedades. Destacamos para os dias atuais:

  • Escola Bíblica de Férias – realizada anualmente, nas férias de julho, com o objetivo de evangelização e ensino das crianças.
  • Programações periódicas, planejadas em calendário anual como encontros nos lares, reuniões de oração, comemoração de aniversários, noites do pijama, passeios, entre outros.
  • Acampamentos e “acampadentros”.
  • Participação ativa em programações com outras sociedades da Igreja.

Além das iniciativas no âmbito local, nossa UCP é ativa nos âmbitos da Federação (Presbitério Reformado de Diadema – PrRD), Sinodal (Sínodo Grande ABC) e Nacional.

Moto da UCP: “Batalhando por Cristo, Lutando com amor, sou um soldado de nosso Senhor”.

Assine nossa

NEWSLETTER

e receba novidades por e-mail!

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.