Menu Mobile

 

 
UPA - União de Adolescentes Presbiterianos | Conjunto Luz do Mundo | Foto: arquivo IPD (2019)

UPA - União de Adolescentes Presbiterianos | Conjunto Luz do Mundo | Foto: arquivo IPD (2019)

Fechar galeria
IPB LOGO

O QUE É A UPA

UPA é a União Presbiteriana de Adolescentes, uma das Sociedades Internas da IPB que reúne participantes entre 12 e 18 anos, em torno da Palavra de Deus. Dentre os objetivos da UPA está a organização de atividades que promovam comunhão, crescimento espiritual e ofereçam condições para o fortalecimento de suas identidades cristãs.

HISTÓRIA DA UPA NO BRASIL

Encontramos no portal oficial da UPA, o seguinte acerca de sua história no Brasil:

“A União Presbiteriana de Adolescentes nasceu em 9 de julho de 1967 na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, fruto do ministério de Dorcas Araújo Machado, que percebeu a necessidade de se trabalhar com o grande número de adolescentes que chegavam mais cedo aos cultos e que não possuíam nenhuma atividade direcionada. Ela solicitou o uso de um dos salões da igreja e passou a trabalhar com evangelismo pessoal, tetro, gincanas bíblicas, música, entre outras ações, nascendo assim a União Presbiteriana de Adolescentes. Outras igrejas acompanharam a ideia e, muito rapidamente, a UPA já estava em vários estados do Brasil, estruturando-se em UPAs locais, federações e confederações.

Segundo o portal da UPA, uma outra também bonita parte da história ocorreu antes, em Governador Valadares (MG). Em 10 de Outubro de 1954, o Departamento Secundário da Escola Dominical organizou um Departamento de Adolescentes, sob orientação da irmã Gracia Maria Galati Oliveira. Havia até um lema próprio, em que se proclamava “Levar os jovens a fazer o propósito de amar ao Senhor Jesus e nunca se separar dele”. Foram 32 sócios arrolados naquele dia e o moto escolhido foi o texto de Eclesiastes 11.9. Anos mais tarde, em 1989, a mesma 1ª. Igreja Presbiteriana de Governador Valadares acolheria o 1º Congresso Nacional de Adolescentes Presbiterianos.

Atualmente, a UPA conta também com a organização em âmbito nacional, por meio do trabalho realizado pela CNA (Confederação Nacional de Adolescentes), que tem contribuído para o fortalecimento das ações voltadas aos adolescentes em todas as regiões, contando, inclusive com a designação de um pastor em tempo integral focado nos desafios que permeiam essa fase da vida do povo de Deus.

Fonte: portal da UPA.

ADOLESCENTES PRESBITERIANOS EM DIADEMA – UPA IPD

Nossa UPA surgiu em 9 de março de 1986. Contudo, nossa história conta que desde a fundação da IPD os adolescentes foram envolvidos com a Igreja. Antes de sua organização formal, a UPA participava ativamente das programações, ora junto com a Liga Juvenil (UCP), ora junto com a mocidade.

Primeira Diretoria da UPA IPD (1986)

  • Presidente: Rute da Silva
  • Vice-presidente: Débora Márcia dos Santos
  • 1° secretária: Joelma Barreto de Albuquerque
  • 2° secretária: Adineide Márcia Feitosa
  • Tesoureiro: Jandi José de Albuquerque Júnior

Ao longo dos anos, muitas foram as iniciativas e projetos que envolveram nossos adolescentes em torno da Palavra de Deus, da missão de evangelizar e de ações voltadas a comunhão entre eles e ao fortalecimento de suas identidades em Cristo, nesta fase de suas vidas.

Nosso irmão Jandi José de Albuquerque Júnior, primeiro tesoureiro eleito pela UPA, relembra com alegria sobre os primeiros anos da sociedade. “Estávamos saindo da Liga Juvenil e pudemos contar com conselheiros ativos e presentes. Fazíamos muitas programações externas, como passeios a parques e nessas oportunidades também evangelizávamos. “Visitávamos as casas uns dos outros, cantávamos, assistíamos a filmes, chegávamos à Igreja antes do culto para ficarmos juntos e tínhamos muito em comum, diz.

Caminhando para os anos 90, nossa irmã Luciane Moya Rocha, uma das presidentes da UPA desta época, nos conta sobre a participação da sociedade nos Jogos Olímpicos de Adolescentes Presbiterianos, que ocorre anualmente, desde 1995. “Alguns adolescentes de nossa igreja chegaram a conquistar recordes nos Jogos Olímpicos, mas a maior marca que conquistamos foi a de estarmos juntos, cooperando e crescendo uns com os outros. Foi inesquecível!”. Ela ainda destaca a atuação dos conselheiros neste período: “eles eram o apoio que tínhamos e, junto com nossos pais e com os amigos que fizemos na UPA, formaram o alicerce ideal para esta fase de nossas vidas”, conclui.

Nossos irmãos Pb. Abel Rocha e Nilda Scherrer Rocha foram conselheiros da UPA neste período e complementam, com alegria, a fala de Luciane: “participamos de muitos Jogos Olímpicos e acampamentos junto com os adolescentes. São lembranças maravilhosas. Hoje, ver que a maior parte daqueles jovens seguem na Igreja, servindo ao Senhor em várias áreas, é um grande motivo de gratidão a Deus”, diz Nilda.

A UPA também contribui ao desenvolvimento dos adolescentes em diversas áreas, como uma preparação para a idade adulta. Peças de teatro, musicais, planejamentos anuais e iniciativas empreendedoras como “Noites da Pizza”, lava-rápidos, realização de feijoadas e venda de trufas, são exemplos de ações organizadas pelos próprios adolescentes para arrecadação de fundos para acampamentos e ações evangelísticas. “Tudo o que vivi na UPA contribuiu para o meu amadurecimento, em todas as áreas da minha vida! Os encontros, as amizades, os projetos, as orações e presença dos conselheiros me marcaram para sempre!”, afirma Bianca Albuquerque.

Chegando aos dias atuais, o conselheiro, Pb. Rewerson Fugikawa de Salles, nos conta que o grupo tem atuado de maneira muito próxima aos objetivos da Igreja para este tempo, resumida na visão “Um só Rebanho, Um só Pastor” e nas ações práticas que têm como alvo: buscar, alimentar, abraçar e capacitar as pessoas a viverem o verdadeiro cristianismo. “No aspecto ‘abraçar’, por exemplo, procuramos estar ainda mais próximos dos que chegam na igreja, a fim de quebrar o gelo e timidez comuns desta época, valorizando a amizade verdadeira e leal entre os adolescentes”, afirma Rewerson.

Destacamos também a fala de Nickolas Soares, que foi presidente da sociedade em 2019, acerca dos desafios enfrentados pela UPA: “quando entram na UPA, os adolescentes entram, ao mesmo tempo, no ensino médio e encontram ideologias que colocam em risco sua fé.  Ao sair da UPA, enfrentam desafios como a universidade. O grande papel da UPA, na igreja de Cristo, é mostrar como os adolescentes podem servir a Deus em meio a essa fase tão importante de suas vidas, como podem ser luz no mundo e qual é o caminho bíblico para que não se amoldem ao pensamento do presente século, diz.

UPA EM AÇÃO

A UPA atua em diversas frentes, dentro dos objetivos fundamentais das Sociedades Internas. Entre os projetos e iniciativas da UPA em Diadema, destacamos para os dias atuais:

  • Acampamentos
  • Acampadentros (adolescentes acampados nas dependências da Igreja)
  • Programações periódicas, planejadas em calendário anual como encontros nos lares, reuniões de oração, comemoração de aniversários, passeios, ações evangelísticas, entre outros.
  • Participação ativa em programações com outras sociedades da Igreja.

Além das iniciativas no âmbito local, nossa UPA é ativa nos âmbitos da Federação (Presbitério Reformado de Diadema – PrRD), Sinodal (Sínodo Grande ABC) e Nacional, a exemplo da participação no DNA – Dia Nacional do Adolescente Presbiteriano.

Moto da UPA:
“Ao Mestre sejamos fiéis,
nas trevas sejamos luz,
nas lutas sejamos fortes,
servindo ao Senhor Jesus”.

Assine nossa

NEWSLETTER

e receba novidades por e-mail!

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.