Menu Mobile

 

 
Congregação Campanário | Confraternização de Ação de Graças | Foto: arquivo IPD (2019)

Congregação Campanário | Confraternização de Ação de Graças | Foto: arquivo IPD (2019)

Fechar galeria
IPB LOGO

Organizada em 2014, a Congregação Campanário trata-se de um projeto de plantação de igreja planejado e apoiado pela IPD, com o objetivo de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo naquela região, que é populosa, possui uma história de conquistas dos moradores em meio à violência e à luta pela atuação da iniciativa pública, além de grandes oportunidades para o anúncio da fé em Cristo, por meio das Santas Escrituras, da educação cristã e de ações sociais.

Culto de inauguração Congregação Campanário – Primeira localização (Rua Purus)

O trabalho começou na Rua Purus. Em julho de 2018, mudou para a Rua Baependy e, em fevereiro de 2020,  ganhou um espaço maior para abrigar o crescimento de uma comunidade cristã reformada. Atualmente, está localizada na Rua Gaivota, 45, conta com salão de culto e espaços que estão sendo adequados para área de convivência e salas de aula.

Pela graça e boa mão de Deus, o projeto tem avançado e conta hoje com estrutura de Escola Bíblica Dominical, Culto Solene, encontros semanais nos lares, estudos bíblicos semanais, que incluem a primeira edição de um Curso de Teologia Reformada. Há também reuniões quinzenais de oração, ações quinzenais de evangelismo nas ruas do bairro e encontros mensais com grupos de mulheres, com o objetivo de estudar a palavra de Deus de maneira direcionada a elas, fortalecendo-as em Cristo.

Em 2019, pela primeira vez, foram realizadas celebrações comuns ao período de Páscoa e Natal do calendário nacional, como Cantatas e Culto das 7 Palavras. Pelo primeiro ano também, houve a realização da Semana Mundial de Oração e a criação de um grupo de estudos mensal para mulheres. Além disso, membros da IPD contribuem com o projeto, por meio da oferta de tempo para ministração de aulas na Escola Bíblica, de apoio musical ou ofertas de recursos estruturais e financeiros, presbíteros, bacharel e seminaristas participam periodicamente das escalas litúrgicas e de pregações e a junta diaconal atua de maneira integral no trabalho. Toda a comunidade da IPD é encorajada a apoiar esta missão também, especialmente em ações pontuais como projetos sociais e eventos voltados à evangelização.

HISTÓRIA

Embora o primeiro culto solene tenha sido realizado na Congregação Campanário em 2 de fevereiro de 2014, data de sua organização, a atuação de evangelismo da IPD ali começou muito antes, por meio do incansável trabalho de uma senhora, carinhosamente chamada de Dona Leda, nossa irmã Leda Pinheiro Gonçalves, membro da IPD desde 1971, ano em que mudou-se para a cidade de Diadema.

O lar de Dona Leda sempre abrigou ações missionárias, desde reuniões de oração, cultos a iniciativas de evangelismo para crianças. Ela também fundou uma sala de “Boas Novas”, para evangelização de crianças, no começo dos anos 2000, que funcionou por alguns bons anos na casa dos irmãos João Pedro da Silva e Edna Aparecida de Oliveira Silva, com a ajuda de sua filha e das mulheres da SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina da IPD) e apenas foi encerrada em razão de sua impossibilidade de continuidade da obra, tendo em vista a enfermidade de seu esposo que depois de algum tempo, veio a falecer.

Dona Leda – arquivo pessoal (2019)

Anos mais tarde, o desejo do coração dessa serva de Deus, certamente movida pelo Senhor, encontrou oportunidade e boa semente na visão missionária do Conselho da IPD que, em 2013, resolveu aprovar o projeto de plantação de uma igreja naquele bairro. Após pesquisa de lugares para locação, com pouca perspectiva financeira para realização, tendo em vista as oportunidades encontradas, Dona Leda voltou a oferecer parte de sua casa para que o trabalho fosse formalmente iniciado. O Conselho então agendou e realizou o culto de abertura no ano seguinte, em fevereiro de 2014.

Dali em diante, naquela garagem reformada, a Congregação Campanário passou a abrir suas portas todos os domingos para realização do culto solene, iniciou uma classe de Escola Bíblica Dominical para adultos e começou também a receber crianças. Em razão do espaço limitado, as crianças tinham aulas na sala da casa da Dona Leda ou no ambiente da entrada de seu portão. Além disso, ela e sua filha, costumeiramente preparavam lanches para os pequeninos.

Com o avanço do trabalho, cogitou-se realizar a mudança para um local que possibilitasse a expansão de ações e desde julho de 2018, Deus nos permitiu andar um pouco mais à diante e ampliar as tendas das nossas ações, avançando para o centro do bairro, chegando à Rua Baependy, onde a comunidade tem se fortalecido em graça, ensino e comunhão e segue junta, como Igreja, como Corpo do Senhor, para propagar libertação àqueles que ainda estão cativos, falar das verdades do Evangelho e proclamar o nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo no bairro do Campanário!

FAÇA-NOS UMA VISITA

DOMINGOS: Escola Dominical, às 10h | Culto solene, às 19h30.
SEGUNDAS: Cultos nos lares, às 19h30.
QUARTAS: Estudo Bíblico | Curso de Teologia Reformada, às 19h30.
Rua Gaivota, 45, Campanário – Diadema.

Assine nossa

NEWSLETTER

e receba novidades por e-mail!

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.