O QUE É A UMP?
A União de Mocidade Presbiteriana é uma das Sociedades Internas da IPB que reúne jovens entre 18 e 35 anos. Tem como objetivo organizar as atividades realizadas com os jovens de cada igreja local e entre diferentes igrejas no país, por meio das organizações federativas (que reúnem UMPs pertencentes a um mesmo presbitério/região) e sinodais (que reúnem, por sua vez, Federações de UMPs). A UMP é representada nacionalmente pela Confederação Nacional de Mocidade (CNM) e sua principal missão está ligada à missão Integral da Igreja: “Anunciar o Reino de Deus, Educar para a Vivência Cristã” e “Assistir o ser humano em todas as suas necessidades”.
HISTÓRIA DA UMP NO BRASIL
No início da década de 30, os jovens das centenas de igrejas presbiterianas do Brasil já estavam se organizando sob vários nomes, como Sociedade de Jovens, Sociedade Heróis da Fé, Sociedade Esforço Cristão, entre outros. A primeira União de Mocidade Presbiteriana a ser organizada foi a da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro (RJ), em 28 de agosto de 1934. Em 1936, o Supremo Concilio então recomendou que “as igrejas locais, pelos respectivos Conselhos, criassem as Uniões de Mocidade Presbiteriana”, apoiando assim o nome escolhido pela UMP Rio (RJ). Por isso contamos a idade da UMP a partir daquela resolução, tomada em julho de 1936.
Em 1938 o Supremo Concílio, reunido em Fortaleza (CE), entendeu que os jovens presbiterianos careciam de maior atenção por parte dos ministros, em âmbito nacional. Então, foi criada a Secretaria Geral da Mocidade. Em 1946, as demais denominações evangélicas no Brasil já estavam se organizando nacionalmente e o Supremo Concílio reconheceu que estava no tempo de também os jovens presbiterianos terem a sua organização nacional. No Instituto Presbiteriano Álvaro Reis (INPAR), em fevereiro de 1946, foi realizado o Primeiro Congresso Nacional da Mocidade Presbiteriana e organizada a Confederação da Mocidade Presbiteriana (CMP), hoje com o nome de Confederação Nacional da Mocidade (CNM).
As comemorações dos 50 anos da CNM (1996) e 60 anos da UMP, aconteceram no Rio de Janeiro, em uma homenagem ao berço da Confederação Nacional e uma atividade sui generis foi o Projeto Tocha do Evangelho. Partindo do símbolo da mocidade presbiteriana, a tocha, o jovem Waldir Pereira de Oliveira, presidente da Sinodal Leste de São Paulo, programou uma caminhada em direção ao XIII Congresso Nacional. Um grupo de jovens fez o trajeto de três mil quilômetros – Rio/Recife, conduzindo uma tocha em tamanho gigante. Nos centros maiores, o grupo parava e a equipe local já havia preparado um culto evangelístico. A caravana saiu da Igreja do Rio de Janeiro na manhã do dia primeiro de janeiro de 1998, chegando ao Recife no dia treze, poucos minutos antes da solenidade de abertura do congresso.
As celebrações de 75 anos da Mocidade Presbiteriana, realizadas pela Confederação na cidade de Barueri (São Paulo), marcaram de forma indelével a gratidão a Deus por essa belíssima história que escrevemos e o compromisso da Mocidade Presbiteriana com a Missão Integral da Igreja: “Anunciar o Reino de Deus, Educar para a Vivência Cristã” e “Assistir o ser humano em todas as suas necessidades”.
Ao longo de mais de oitenta anos de História, os jovens presbiterianos permanecem “alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho”.
Fonte: portal UMP, autor: Rev. Enos Pai.
JOVENS PRESBITERIANOS EM DIADEMA – UMP IPD
Nossa UMP foi organizada em 21 de fevereiro de 1968, antes da organização da IPD como Igreja e trabalhou ativamente na edificação dos nossos muros, na evangelização na cidade e na comunhão dos irmãos.
Primeira Diretoria de UMP (1968)
- Presidente: Ananias Marcio Feitosa
- Vice-presidente: João José Albuquerque
- 1° secretário: Ananias Feitosa de Souza
- 2°secretário: Francisca Batista Feitosa
- Tesoureiro: Basílio José de Albuquerque
Nosso irmão Basílio J. Albuquerque, primeiro tesoureiro eleito, nos ajuda a recordar uma iniciativa inspiradora que consistiu na participação da IPD em um programa de Rádio, no começo dos anos 80. O programa “Mensagem da Cruz” ia ao ar todos os sábados, às 19h, pela emissora Enunciar e durou cerca de 3 anos. Basílio, fundador desta iniciativa, convidava os pregadores para participação e nos contou que, enquanto as verdades do Evangelho eram anunciadas, naqueles 30 minutos, os jovens ficavam nas praças da cidade, perto dos alto-falantes que reproduziam o programa, entregando folhetos e informando os endereços e horários das igrejas da região, como a IPD e as igrejas de Jd. Marilene e do bairro Eldorado (atual Trindade Igreja Presbiteriana), que já tinham atuação naquela época.
Como vimos, a UMP de Diadema coleciona feitos de vanguarda, tanto no âmbito local, quanto no âmbito do trabalho federativo. Em 2003, por exemplo, a UMP realizou o EPME – Encontro Presbiteriano de Música Evangélica, que expôs músicas inéditas compostas pelos jovens das igrejas da região. Outras iniciativas como o Fábrica de Líderes (projeto com foco em desenvolvimento de lideranças), o AdorArte (projeto que reúne jovens em torno da arte cristã) e o Projeto Social Abrace (dia de ação social voltado à comunidade), desenvolvidos em âmbito federativo, contaram com o trabalho dos jovens de Diadema.
O Pb. Itamar Scherrer, um dos presidentes da Federação de UMPs desta época, lembra o seguinte sobre o Projeto Abrace: “o primeiro Abrace aconteceu em 2006, em uma Casa de Recuperação. Nos unimos e realizamos benfeitorias no local, pintamos suas paredes e oferecemos o amor de Deus aos moradores, por meio da escuta ativa, de orações e da realização de um culto. No ano seguinte, migramos o Abrace para a plataforma de um dia de ação social em escolas”, diz. O projeto continua em vigor, faz parte do calendário do “Dia Voluntário Mackenzie”, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e é realizado por diversas igrejas da região.
Itamar ainda nos lembra sobre a retomada dos Acampamentos realizados pela UMP nos anos 2000. “Os acampamentos sempre fizeram parte das histórias das igrejas de nossa região, mas por alguns anos cessaram. Por muito tempo, contamos com o enérgico trabalho de nosso irmão Pedro (Presbítero Pedro Albuquerque, em memória) e tantos outros irmãos que contribuíam. Participar da retomada deles foi uma honra e grande alegria. Temos muita história para contar!”, afirma Itamar. Os acampamentos locais e federativos eram voltados prioritariamente ao evangelismo e comunhão e, graças à boa mão de Deus, colaboraram para que jovens se aproximassem dos caminhos do Senhor.
Nos dias atuais, nossa UMP segue ativa, investindo em evangelismo, ensino e comunhão entre os jovens. “Nos últimos 2 anos temos recebido muitos jovens, vindos de diferentes contextos, crentes e não crentes. Acredito que o desafio é manter a sociedade ativa e motivada, mostrando a importância da comunhão e do trabalho em prol do Reino de Deus, visando a glória do nosso Senhor”, afirma Flávio Furquim, presidente da UMP EM 2019.
Em 2019, foi criado na IPD o Coral Jovem. Além disso, a UMP tem retomado, com vigor, trabalhos de visitação a jovens e permanece firme, apoiando a Igreja em diferentes iniciativas e no propósito de servir à cidade de Diadema por meio do anúncio do Evangelho de Cristo.
UMP EM AÇÃO
A UMP atua em diversas frentes, dentro dos objetivos fundamentais das Sociedades Internas. Entre os projetos e iniciativas da UMP em Diadema, destacamos para os dias atuais:
- Visitação a membros e não membros, com fins de evangelização, discipulado e comunhão.
- Evangelismo: cultos evangelísticos e evangelismo nas praças e em outros locais públicos da cidade.
- Ações sociais (Projeto Abrace, doação de sangue, apoio a iniciativas sociais diversas).
- DayCamp – foco em comunhão.
- Coral Jovem
- Maratona Bíblica, com o objetivo de fortalecer a comunhão e incentivar o estudo da Bíblia.
Além das iniciativas no âmbito local, nossa UMP é ativa nos âmbitos da Federação (Presbitério Reformado de Diadema – PrRD), Sinodal (Sínodo Grande ABC) e participação em iniciativas nacionais, como o Dia do Jovem Presbiteriano, organizado em São Paulo com o nome de “DJP”, pelo Projeto UMP São Paulo e com o apoio da Confederação Nacional da Mocidade (CNM).
Moto da UMP: “Alegres na Esperança, Fortes na Fé, Dedicados no Amor, Unidos no Trabalho”.
Hino da Mocidade (382):
Somos jovens num mundo velho
A pregar novos ideais
Do mesmo Evangelho
Que pregaram nossos pais.
O mundo muda, mas Cristo não!
Importa que preguemos a salvação!
[Rapazes]
Mocidade Presbiteriana,
Somos testemunhas de Jesus!
Temos que dizer ao nosso mundo
Que a solução está na cruz!
[Moças]
Mocidade, testemunhas de Jesus!
Sim, a solução de tudo está na cruz!
Nossas mãos estarão unidas,
Combatendo a escravidão
De preciosas vidas
Sem Jesus, sem direção.
Não temeremos, o tentador!
Clamemos pelo Cristo Libertador!
Juventude cristã, avante!
Empunhando o pendão real,
Com fé no Comandante,
Venceremos todo o mal!
“Sê testemunha” – disse o Senhor.
Falemos sempre de Jesus, sem temor!