O QUE É A SAF
A Sociedade Auxiliadora Feminina é uma das sociedades internas da IPB e tem como objetivo organizar o trabalho feminino em uma Igreja, Congregação ou ponto de pregação. É também organizada nos âmbitos regionais (federação e confederação sinodal) e nacional (Confederação Nacional de SAFs).
“Sê tu uma bênção”
Gênesis 12.2, lema da Sociedade Auxiliadora Feminina
TRABALHO DE MULHERES PRESBITERIANAS NO BRASIL – HISTÓRIA DA SAF
(fonte da pesquisa histórica: http://www.saf.org.br)
Desde a chegada da IPB no Brasil, encontramos pequenos grupos de mulheres presbiterianas surgindo para auxiliar no trabalho de cada congregação que ia sendo implantada. A Igreja crescia e se organizava. Ao mesmo tempo, o trabalho feminino crescia e não demorou muito para que se organizasse em Sociedades Femininas, assim denominadas, ou funcionando sob outro título, mas sempre com o desejo de auxiliar cada igreja, cada congregação, consciente de seu papel como parte do Corpo de Cristo.
A primeira Sociedade Feminina da qual se tem notícia e documentos comprobatórios é a do Recife (PE), criada em 11 de novembro de 1884, com o nome de “Associação Evangélica de Senhoras” e tendo por finalidade realizar estudos bíblicos e arrecadar fundos para auxiliar os necessitados e a Igreja. Em maio de 1921, por iniciativa de Genoveva Marchant, missionária americana no Brasil por cerca de 50 anos e pedagoga, que trabalhou na educação e difusão do evangelho em nosso país, formou-se a primeira Federação de Sociedades Auxiliadoras de Senhoras, composta de 12 SAFs, dando os primeiros passos para a expansão no âmbito nacional.
Em 1926, uma comissão de 100 mulheres compareceu à Assembleia Geral (como era chamado, na época, o Supremo Concílio) reunida em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, para pedir a criação de Federações em todos os Presbitérios. Isto somente vai acontecer de fato em 1928, ocasião em que D. Amélia Kerr Nogueira pronunciou convincente discurso perante a Assembleia, então reunida em Campinas, SP.
Em 1941, ano da realização do 1º Congresso Nacional das Mulheres Presbiterianas, o nome das organizações locais de “Sociedade de Senhoras” mudou para “Sociedade Auxiliadora Feminina”, a fim de incentivar o ingresso de moças, que com sua juventude e dinamismo, muito contribuíram para o crescimento do trabalho. Foi também aprovada a resolução de adotar como Dia da Mulher Presbiteriana o segundo domingo de fevereiro.
Em 2002, foi oficializado como Dia Nacional da SAF o dia 11 de novembro, por ser a data da criação da 1ª SAF.
MULHERES PRESBITERIANAS EM DIADEMA – SAF IPD
Antes da IPD ser constituída formalmente como Igreja, a SAF já existia e trabalhava vigorosamente em sua plantação, sendo organizada formalmente em 17 de setembro de 1967. A SAF, portanto, trata-se da primeira sociedade organizada na IPD, sendo formada quase 5 anos antes de nossa oficialização como Igreja local (1972).
Primeira Diretoria da SAF (1967)
- Presidente: Francisca Batista Feitosa
- Vice-presidente: Inácia Maria da Silva
- 1º secretária: Francisca Feitosa de Souza
- 2º secretária: Miriam Márcia Feitosa
- Tesoureira: Ambrosina Maria Feitosa
Por meio dos registros históricos de nossa Igreja, temos acesso a informações valiosas e inspiradoras, no que diz respeito ao trabalho feminino. A sra. Francisca Batista Feitosa (em memória), primeira presidente eleita pela sociedade, por exemplo, fazia questão de registrar nos primeiros documentos da sociedade, sua imensa alegria em fazer parte da obra do Senhor. Ela encorajava constantemente as irmãs de todas as idades para que cuidassem de seus testemunhos, de suas famílias e lares, realizassem seus cultos domésticos e, consequentemente, estivessem prontas a servir a Deus dentro e fora de seus lares.
Ainda por meio desses registros, pudemos testificar a enorme contribuição da SAF para a plantação de nossa Igreja. Um dos exemplos trata-se da realização de um bazar, que consistia na venda de produtos feitos pelas próprias mulheres e cuja renda foi revertida integralmente para a construção do nosso templo. A sra. Inácia Maria Silva (em memória), incentivava as mulheres a colocarem amor na produção de cada item e a envolverem suas vizinhas, aproveitando todas as oportunidades para evangelização.
De lá para cá, a SAF segue trabalhando por meio de diversas iniciativas que buscam promover a causa de Cristo, a comunhão entre as mulheres, o ensino das Escrituras e o amor ao próximo, tendo como um dos desafios, manter a sã doutrina em meio aos dias pós-modernos, que tendem a atacar a verdadeira feminilidade bíblica. “A SAF é uma sociedade que busca exercer o amor a Deus e ao próximo, com a verdadeira força feminina. Servir a Deus não se limita a idade, portanto, a SAF é para mulheres de todas as idades, das mais jovens às mais experientes”, nos afirma Marta Márcia Feitosa de Albuquerque, atual presidente da sociedade.
De fato, a troca de experiências, por meio da comunhão e do trabalho conjunto feminino glorifica a Deus, cumprindo a orientação das Santas Escrituras, quanto ao proceder das mulheres: “…sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada” (Tito 2.3-5).
Como exemplo desta integração, citamos os cultos de gratidão a Deus pela vida dos bebês que chegam à Igreja. Essas são ricas oportunidades, pelas quais as famílias que estão sendo construídas recebem o carinho e orientação cristã para a criação dos filhos. Segundo nossa irmã Ana Rachel Gonçalves, trata-se de “um momento de ação de graças a Deus, contando com devocional e mensagens de edificação para as famílias crentes ou não”. A família do Pb. Itamar Scherrer e Rosivania A. Scherrer, pais de Isabela e Davi, reforça: “o carinho recebido, bem como o incentivo e a exortação para a criação de nossos filhos nos caminhos de Deus, foram e são valiosos! Guardamos até hoje os livretos recebidos, como lembrança e encorajamento para esta jornada!”, diz Rosi.
Além dos exemplos citados, visitas aos necessitados, ações evangelísticas e de apoio às causas missionárias, reuniões de oração, apoio às mulheres em geral, auxílio às mais diversas iniciativas da Igreja, estudos bíblicos, entre tantas outras ações fizeram e fazem parte da história dessa sociedade, tão atuante em nossa igreja.
SAF EM AÇÃO
Entre os projetos e iniciativas da SAF em Diadema, destacamos para os dias atuais:
- Visitas periódicas às mulheres da Igreja e às mulheres em geral.
- Reuniões de estudo, oração e confraternizações periódicas na igreja e nos lares.
- Projeto Ana: para conscientizar, despertar e estimular as mulheres a orar por seus “filhos de oração”, netos, sobrinhos, irmãos e líderes da Igreja.
- Evangelismo e Missões: a SAF investe e apoia o trabalho missionário em diferentes campos, dentro e fora do país.
- Culto de Ação de Graças a Deus pela vida dos bebês que chegam à igreja, com o objetivo de dar as boas-vindas ao bebê e demonstrar amor, oferecendo ensino e apoio às famílias.
Além das iniciativas no âmbito local, nossa SAF é ativa nos âmbitos da Federação (Presbitério Reformado de Diadema – PrRD), Sinodal (Sínodo Grande ABC) e Nacional (Confederação Nacional CNSAFs).
Moto da SAF: Confiança em Jesus, Entusiasmo na Ação, União Fraternal.
Hino: O hino oficial do Trabalho Feminino da IPB é o de número 325, do Hinário Novo Cântico, “Aspiração Feminina”. Confira a letra abaixo e clique aqui para ouvir.
Aspiração Feminina – Hinário Novo Cântico (325)
A nós aqui reunidas,
Senhor, envia luz.
São tuas nossas vidas,
Ganhaste-as sobre a cruz.
É vão qualquer trabalho
Sem tua aprovação!
O nosso esforço é falho
Se não nos dás a mão.
Nós crentes redimidas,
Depomos nosso lar
E as nossas próprias vidas
Perante o teu altar.
Se a nossa fé se abala
Em faces às tentações,
Levanta a voz e fala
Aos nossos corações.
A experiência viva
Do teu fiel amor
O nosso ardor ativa
E inspira em nós fervor.
Esposas, mães piedosas,
Queremos ser, Senhor,
Fiéis e carinhosas,
Enchendo o lar de amor.
Que paz e harmonia
Dominem nosso lar
E em tua companhia
Possamos sempre andar.
Escola de piedade
Que eleva a Igreja a Ti
Seja esta sociedade
Ao teu serviço aqui.
E o mundo, despertado,
Contemplará em nós
Rebanho santo e amado,
Atento à tua voz. Amém