História do Ministério de Casais da IPD
Com o objetivo de acompanhar e apoiar os casais e as famílias da Igreja, nascia em maio de 2013 o Ministério de Casais da IPD. A iniciativa, que partiu do Rev. Valmir Santos e de Ester Roseli Santos (em memória), começou com uma equipe que unia a Igreja Sede (IPD) e a Congregação Serraria (atual Igreja Presbiteriana do Serraria).
“Assim não são mais dois, mas uma só carne.
Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”
Mateus 19:6
O encontro de abertura dos trabalhos do Ministério de Casais ocorreu em 6 de julho de 2013 e foi chamado de “Noite Romântica”. Contou com uma palestra ministrada pelo Rev. Valmir, sobre o tema “Perdão” e foi seguido de um coquetel musical. Nesta ocasião, os casais puderam firmar compromissos de oração e ação em prol de seus casamentos. Nos meses seguintes daquele mesmo ano, os encontros foram realizados nos lares dos casais.
“Os encontros nos lares foram especialmente marcantes. Anunciamos este formato no evento de abertura e, para nossa surpresa, os casais ficaram muito entusiasmados e ofereceram suas casas, sem que precisássemos pedir. O clima era extraordinário, leve e com muita comunhão. Além de sermos edificados com a Palavra de Deus, saíamos ainda mais unidos, com a certeza de fazermos parte de uma grande família da fé, com a qual podemos contar”, lembra Rosi, que até os dias de hoje segue atuando neste ministério.
Roseli Azevedo, que fez parte da primeira equipe do Ministério de Casais, como representante da então Congregação Serraria, relembra sobre o trabalho e hoje segue conduzindo iniciativas para casais na Igreja Presbiteriana do Serraria, ali formada. “Lembro com carinho dos primeiros passos, das reuniões de planejamento e do cuidado para que tudo fosse feito da maneira correta e com o propósito correto, de ajudar os casais e apoiar as famílias a se estruturarem seguras em Cristo Jesus. Os aprendizados foram enormes e hoje os aplicamos em nossa Igreja, dando continuidade ao serviço aos casais e às famílias também ali”, diz.
No ano de 2015, o Ministério sofreu uma perda importante, com o falecimento da querida irmã Ester Roseli. Ester foi uma mulher de testemunho exemplar, sempre disposta a trabalhar, demonstrando o amor a Deus e ao próximo por meio de seu serviço, ouvidos atentos e carinho com todos. Entre os registros do Ministério, encontramos mensagens de encorajamento dela à equipe, para que orassem uns pelos outros e pelos casais constantemente. Registramos aqui nossa gratidão a Deus pela vida de Ester Roseli Santos e seu serviço ao Ministério de Casais, junto ao Rev. Valmir Santos.
Esse amor à família da fé, por meio do serviço aos casais, tem permeado este ministério até os dias atuais. “O Ministério de Casais existe para ajudar os casais a permanecerem firmes em Cristo e nEle vislumbrarem o propósito de suas vidas e de seus casamentos e famílias. Isto é feito por meio do ensino, da oração e da comunhão entre os irmãos e as famílias, o Corpo de Cristo”, afirma o Pb. Itamar.
Atualmente, o Ministério de Casais atua em três principais frentes: ensino, oração e comunhão. São desenvolvidos encontros periódicos, realizados nas dependências da Igreja e em outros ambientes, de acordo com um tema proposto anualmente. Além disso, os casais têm acesso a encontros para aconselhamento e são alvo de constantes orações por parte da equipe e da liderança da Igreja.
“Há casais que chegam em meio à dores e mágoas e há outros que estão vivendo momentos alegres e radiantes. Todos eles são alvo de nossa gratidão e oração a Deus pois, a despeito da situação, estão buscando ao Senhor”, diz Silviane Scherrer, que fez parte da equipe de casais em 2017/18, a respeito do trabalho desenvolvido.
“O Ministério de Casais é importante não apenas para o casal, mas para a Igreja. Como casal, somos encorajados a renovar nossos laços, a rever nossos erros, a nos perdoarmos e a não desistirmos, seguindo fortalecidos no Senhor. Para a igreja, o trabalho contribui para manter as famílias estruturadas, fortalecendo assim o Corpo de Cristo, como um todo”, afirmam Flávio a Flávia Furquim, casal participativo nas iniciativas do Ministério.
Ministério de Casais em Ação
As principais iniciativas do Ministério de Casais na IPD são:
Encontros de Casais periódicos: os encontros seguem um calendário elaborado anualmente em torno de um tema. Em geral, contam com palestras, música, momentos de oração e de comunhão.
Encontros “Especiais”: todos os encontros são especiais. Contudo, o Ministério de Casais tem promovido costumeiramente dois encontros com formatos e momentos específicos. Um deles é o encontro que ocorre no meio do ano, geralmente aproveitando a data comemorativa “Dia dos Namorados”. O segundo, trata-se de um encontro de encerramento do ano e, portanto, do tema que foi trabalhado com os casais naquele período.
Aconselhamento: os casais são encorajados a buscarem apoio, por meio de encontros de aconselhamento, cumprindo o que nos instrui as Santas Escrituras, em Colossenses 3:16: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração”.
Oração: os casais da IPD são alvo das orações realizadas a Deus por meio da equipe de Casais que se compromete e orar de maneira geral, específica e constante por todos os casais da IPD.