Em 2012, com o empenho de homens e mulheres repletos de misericórdia e amor a Deus e ao próximo, surgiu o Projeto Barnabé, cujo objetivo é acolher e apoiar pessoas em situação de rua, na cidade de Diadema, oferecendo alimentos para o corpo e para a alma. O projeto foi formalmente iniciado pela União Presbiteriana de Homens (UPH) e, posteriormente, organizado como Ministério.
No começo do Barnabé, a ideia era preparar alimentos e roupas para entregar às pessoas que estavam nas ruas da cidade, durante o período da noite, aproveitando esta oportunidade para compartilhar com elas a Palavra de Deus. O trabalho cresceu e passou a acolher essas pessoas na Igreja, todos os domingos. Os irmãos que servem neste Ministério realizaram cursos de preparação específicos para este tipo de atuação e seguiram com a obra.
Após alguns anos com este formato, houve a necessidade de realizar a mudança de local para uma praça da cidade, sendo este o formato de trabalho atual, preservando a essência quanto à pregação do Evangelho. “O Ministério Barnabé é muito relevante pois é um ministério totalmente evangelístico”, afirma o Diácono Ademir Zanella. As manhãs de domingo do Barnabé contam com a oferta de alimentos, roupas e cobertores para as pessoas que se encontram nas ruas e, enquanto elas são assistidas em suas necessidades físicas, a Palavra de Deus continua sendo pregada.
“De uma forma ou de outra, as pessoas em situação de rua têm acesso a roupas e alimentos, mas são poucos os que estão dispostos a levar a elas a Palavra de Deus. Como somente ela pode transformar essas vidas, os livrando de qualquer vício, dependência ou solidão e os fazendo conhecer a Jesus, apresentá-la é a nossa alegria, o nosso dever e a nossa principal missão”, afirma o Diácono José Manoel Peixoto, depois de relatar mais uma manhã de domingo em serviço.
O Ministério já chegou a contabilizar uma média de 30 pessoas em situação de rua atendidas por semana. Este número muda de acordo com o período do ano e o formato de apoio oferecido. Ao longo dos anos, o Barnabé passou por importantes ajustes. Em algumas ocasiões, contou com ajuda numerosa de voluntários e doações e, em outras, com quantidade restrita de discípulos. Em todos os momentos, contudo, a mão Deus segue guiando o trabalho, como podemos ver no depoimento do Diácono Ademir: “seguimos firmes, oferecendo todos os domingos o alimento espiritual, com alegria, pois sabemos que estamos fazendo aquilo que Deus nos chamou para fazer”, diz.
Além de cumprir o chamado de Deus para evangelizar e amar ao próximo, quem participa do Ministério Barnabé é também alvo de transformação e encorajamento. “Deus promoveu uma mudança no meu coração. Hoje, olho para uma pessoa na rua de maneira completamente diferente, com enorme amor e com o coração aberto. Quando me deparo com o menino no farol, pergunto onde mora, com quem mora, se estuda e o que está fazendo ali. Eu me envolvo com as pessoas e, assim, com o amor de Cristo, vamos conquistando o coração delas”, afirma Eunice Batista, que contribui com o Barnabé desde sua criação, em diversas frentes, incluindo a captação de recursos.
Para saber mais sobre o Ministério Barnabé e sobre como contribuir, entre em contato conosco: secretaria@ipdiadema.com