Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

SALVA-NOS PELO TEU NOME

E de quem se pode dizer com mais propriedade que “é”, senão daquele que disse a seu servo Moisés: Eu sou o que Sou, e: Dirás aos filhos de Israel: Aquele que É, enviou-me a vós (Ex 3.14).– Agostinho (354-430).

A palavra “Senhor” usada por Davi (v.4) e, que aparece em nossas versões, geralmente é a tradução do tetragrama hebraico HWHY, que é reconhecido como sendo o nome pessoal, real, essencial e pactual de Deus (Yehovah), o qual não é atribuído a nenhum outro suposto deus ou seres angelicais. “O ‘nome’ é Deus em revelação”. O Deus que se revela e, demonstra a nossa limitação na condição de criatura. Ele é o Senhor. Israel, será identificado e distinguido de todos os demais povos, por adorar apenas ao Senhor.

Ninguém pode atribuir nome a Deus. Deus não tem nome no sentido de distingui-Lo ou descrevê-lo em sua essência. Os nomes fazem parte de sua Autorrevelação. (Dt 6.4-5)

1) Deus é Autoexistente, Autopoderoso e Autopreservador. Ele existe por si mesmo, não dependente de nada fora dEle nem é definido por nada externo a Si. Ele é a causa eficiente de tudo o que existe (Is 44.24; Jo 1.1-3).

2) Deus é o Senhor da Terra: Ele criou o céu e a terra, enchendo-os todo com a sua glória, tendo, portanto, todo o domínio (Gn 1.1; Sl 93.1-2; Mq 4.1-3).

3) Ele é o Senhor de Israel: Como Senhor de toda a criação, visível e invisível, Deus criou o seu povo e, o adquiriu ainda, num segundo estágio, quando o livrou da escravidão do Egito (Ex 19.4-6; Sl 100.3).

4) Deus é o Senhor da História: Deus exerce ativamente o seu poder sobre o mundo e os homens, dirigindo a História para a realização do seu propósito eterno.

Deus dirige a história, fazendo com que todas as coisas contribuam para o bem do seu povo, da sua Igreja (Rm 8.28). O Senhor da História conduz a história para o seu glorioso fim: “O Senhor da história será o Juiz do mundo inteiro”. Martin Lloyd-Jones.

Revelar o nome significa revelar a própria pessoa e o seu caráter, do mesmo modo: Confiar no nome é o mesmo que confiar na pessoa (Sl9.10; 20.7; 22.22; Mt 12.21). Ele nos guarda em seu nome que é poderoso. Nele podemos nos refugiar e sentir-nos seguros. Esse é o testemunho dos servos de Deus:

Por vezes, o nosso problema fundamental, é que nos falta um conhecimento pessoal de Deus, um conhecimento de quem Ele é; e, isso nos leva a falta de confiança e certeza de quem é o Deus em quem cremos.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.