RECONHECENDO NOSSO LUGAR NO MUNDO (SALMO 8)
Nossa geração é marcada por um sentimento de não-pertencimento. Em outras palavras, as pessoas, em geral, têm dificuldade de encontrar o seu lugar no mundo. Muitos estão perdidos, sentindo como se a vida não tivesse sentido algum. Outros, por sua vez, são autoritários, até mesmo sobre seus pais, fruto de doutrinação cultural vigente nesse mundo. Outros estão tão perdidos que se perdem nas drogas, vícios, mundanismo.
A solução para o homem perdido está em encontrar-se com o seu criador, que é sua fonte de origem material, espiritual e existencial. O caminho para que o homem se reencontre encontrando Deus é Jesus, pois este mesmo atesta ser o caminho, a verdade e a vida (Jo. 14. 6). Ademais, a fonte de toda verdade sobre esse caminho está na Palavra. Por isso, o salmo 8, sendo Palavra de Deus, nos traz luz sobre este tema, pois demonstra onde está nosso lugar no mundo.
Em primeiro lugar, nosso lugar no mundo é abaixo de Deus, pois o versículo 1 atesta a soberania de Deus sobre todas as coisas, louvando-o como um Deus magnífico. Parece-nos óbvio que nosso lugar é abaixo de Deus, mas para uma geração arrogante que o tempo todo demonstra uma atitude de independência do seu criador, faz-se necessário lembrar a este homem de onde ele vem, e a quem prestar contas.
Em segundo lugar, nosso lugar neste mundo é centrado no amor de Deus, pois o versículo 2 demonstra que Deus nos defende como seus pequeninos, e suscita força em nós. Isso demonstra dependência de Deus. Por isso, Jesus ao defender as crianças afirmou que quem não for dependente de Deus como uma criança o é de outrem, certamente não pode entrar no Reino de Deus. E mais, fundamenta esta verdade relembrando o salmo 8, quando reafirma que da boca dos pequeninos Deus suscita o verdadeiro louvor. Nosso lugar neste mundo é nos braços de um Pai amoroso.
Em terceiro lugar, nosso lugar no mundo é o de criaturas finitas. Não somos os maiorais. Não somos poderosos. Muitos hoje se mostram arrogantes especialmente ímpios que detêm poder, riquezas e fama, asseverando em seu momento de cegueira espiritual, que nada pode tocá-los. O Salmo 8 demonstra nossa fragilidade, quando afirma: “quando contemplo os teus céus, obra de teus dedos, e a lua e as estrelas que estabelecestes, que é o homem que dele te lembres?”.
Em quarto lugar, nosso lugar no mundo é um lugar de honra, pois dentre todas as criaturas materiais e espirituais, Deus escolheu o ser humano para ser o cabeça da criação, dando-lhe honra, responsabilidade e condução desta criação. O Salmo 8 afirma que “fizeste-o no entanto, por um pouco, menor do que Deus, e de glória e de honra o coroaste.” Este é o nosso lugar no mundo. Quando você compreender estas verdades, sua vida encontrará sentido. Que Deus o abençoe.