Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

RAZÕES PARA LOUVAR AO SENHOR

A carta do apóstolo Paulo aos Efésios se inicia com um grande tributo de louvor a Deus por causa das bênçãos espirituais que foram concedidas à igreja por meio de Cristo (1.3). Ele nos ensina a como reagir às bênçãos que o Senhor Deus nos dá. Para isso, ele faz uma longa doxologia bendizendo a Deus. É dessa maneira que devemos reagir às bênçãos de Deus: louvando ao seu nome. O Salmo 65 também nos ensina sobre o dever de louvar a Deus pelas suas bênçãos concedidas ao seu povo.

A primeira razão para louvar ao Senhor é por causa das suas bênçãos espirituais (vv.2-8). Todas as bênçãos que recebemos das mãos do Senhor são decorrentes da sua graça, porque somos pecadores. Todas elas vêm sobre as nossas vidas porque Jesus as conquistou para o seu povo mediante a sua obediência perfeita (Dt 28; Ef 1.3). A maior de todas as bênçãos, pois, que recebemos de Deus é o seu perdão (Sl 65.3). Por causa dessa benção, as nações podem ser alcançadas pelo evangelho de Cristo (v.5). Além disso, temos a benção do acesso à Deus (v.4). Ter acesso à presença de Deus é consequência imediata da nossa justificação (Rm 5.1,2). Essas bênçãos, principalmente, devem nos fazer render louvores a Deus, visto que ele nos escolheu para desfrutar delas (v.4).

Além das bênçãos espirituais, devemos louvar ao Senhor por causa das bênçãos materiais (vv.9-13). Deus é o Criador e provedor de todas as coisas. É ele quem sustenta toda a criação, de onde tiramos o nosso pão. O Senhor Deus não enxerga o seu povo apenas coletivamente, mas também individualmente. Ele conhece as nossas preocupações pessoais, sabe quais são as nossas necessidades especificas e, por isso, cuida de nós (cf. 1Pe 5.7). O Senhor tem, diariamente, cumprido a sua promessa de prover o suficiente para nossa subsistência. Por esse motivo, devemos louvar ao Senhor pela sua provisão: pelo trabalho, pelo alimento, pela vestimenta. Louvar ao Senhor pelas bênçãos materiais que ele nos concede é um antídoto contra toda murmuração e insatisfação em nosso coração.

Devemos nos recordar das bênçãos de Deus, como diz um conhecido cântico “Conta as bênçãos/ Dize-as quantas são/ Recebidas da divina mão/ Vem dizê-las/ Todas de uma vez/ E verás surpreso quanto Deus já fez”. Todas essas bênçãos devem nos motivar a louvar ao Senhor pela sua imensa bondade para conosco. Sobretudo, pelo fato de que ele nos concede, gratuitamente, bênçãos espirituais e materiais para a nossa satisfação e alegria nele, a quem devemos tributar toda honra e glória. Que o Senhor continue abençoando a sua igreja!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.