Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

QUEM GOSTA DE FESTA AÍ, LEVANTE A MÃO! (SALMO 81)

O salmo 81 precisa ser lido por você, meu irmão. Nele aprenderá que Deus preparou uma festa. Cabe então saber quais as atitudes diante da festa. A primeira é de convocação. Assim como Deus, Asafe convocou o povo de Israel para participar da festa. No verso 3 demonstra que essa festa é a festa da Lua Nova. No Antigo Testamento essa festa era comemorada. O dicionário bíblico Lexham mostra que “Cada lua nova constituía um festival menor – incluía banquetes, descanso do trabalho e sacrifícios extras… as celebrações da lua nova continuaram ao longo da história de Israel”. Mas o salmista demonstra que essa festa era uma convocação pelo próprio Deus (4-5). Da mesma forma na eternidade você foi convocado para uma festa. A festa no céu. A cada momento que um pecador se arrepende de seus pecados e se entrega a Deus essa festa acontece. Mas ainda haverá um dia que o Autor da vida convocará todos os que se arrependeram em Cristo à sua presença. Você atenderá essa maravilhosa convocação?

A segunda é de decisão. Você sabe, então, que Deus te chama para a festa e diante disso surge a pergunta: Você irá à festa? Essa pergunta precisa ser respondida por você nesse momento. Nos versos 7 e 8 Asafe demonstrou que o próprio Deus ouve o seu povo na angústia, os experimenta e quer que eles o escutem. A grande questão é que o povo de Israel rejeitou o convite à festa. Ao invés de festejar a Deus que instruía a não ter outros deuses (9) e, sendo o Senhor da providência cuidaria da alimentação do seu povo (10). No entanto os ouvidos desse povo estavam tapados à voz daquele que os havia tirado do Egito. E quanto a você? Você escuta o que o Espírito fala ao seu coração enquanto lê a Palavra, ouve um estudo ou um sermão? Tem rejeitado o convite para a festa? Se entregue a Deus, através dos méritos de Cristo Jesus para entender e atender à melhor decisão de sua vida.

A terceira é a manifestação. Você precisa entender que apenas nessa grande festa há uma verdadeira manifestação do resgate. Mas há também a manifestação da justiça divina. O salmista demonstrou que por conta da rebeldia do povo de Israel Deus deixou o povo ao seu bel prazer. Assim a Bíblia nos ensina em Romanos, capítulo 1, versos 18 a 26, que os homens são deixados à sua própria vontade de seus pecados. Vivem buscando migalhas, devido não crer na justiça e amor divinos. Deus na sua manifestação de cuidado com seu povo disse que cuidaria de Israel caso eles O ouvissem. Também por sua providência garante que nessa festa há abundância. Asafe demonstrou isso ao povo que o sustento divino é sempre o melhor (10). Você busca as migalhas que o mundo oferece ou quer o alimento do próprio Pão da Vida, que é Jesus Cristo? A pura manifestação da graça de Deus está nessa festa que ele preparou desde a eternidade. Atenda a convocação de Deus e tome a decisão de seguir e ser resgatado pelo Seu Filho e sinta a manifestação da graça de Deus em sua vida.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.