QUEM É O DEUS DA BÍBLIA PARA VOCÊ?
A Bíblia é o livro de Deus. Este salmo de Asafe demonstra exatamente isso, e ele inicia o texto dizendo “Fala o Poderoso”. O salmista faz questão de demonstrar quem Deus é. Interessante notar que o escritor combinou três das palavras usadas para invocar o nome de Deus, quais sejam: El – Poderoso, Yahweh – Senhor, Elohim – Deus (lidos a partir do termo em hebraico).
Quando fala do primeiro termo que, no versículo 1, é traduzido por “Poderoso”, em boa parte do Antigo Testamento ele é acompanhado de adjetivos que trazem as qualidades do próprio Deus. No livro de Gênesis Deus é qualificado como: Todo Poderoso, Altíssimo, “Que vê”, Eterno; em Êxodo: Zeloso; em Josué: Vivo; no primeiro livro de Samuel: Sabedoria; Em Isaías: Conosco, Forte, Misterioso, Justo, Salvador, Clemente; Em Naum: Vingador; Nos Salmos: Juiz, Rocha, Cidadela, Libertador, Rochedo, Escudo, Baluarte, Compassivo, Tremendo, Vingança, Supremo. Quais adjetivos você usa para louvar?
Depois ele traz o termo Javé, Senhor, que significa “Aquele que existe”, sendo o próprio nome do único Deus verdadeiro. Em sua época para o termo Senhor o significado era de proprietário tanto de terras, animais, mas, também de escravos. Os tradutores da Bíblia para o português não usam muito esse termo escravo, mas amenizam e o traduzem para servos. No entanto Deus é o dono de tudo e todos. Ele também é o seu dono e você, como escravo, obedece-o?
Na continuidade do vocativo ele usa o próprio nome Deus (ֵElohim), termo que aparece mais de 2000 vezes no AT. No sentido original é o ser sobrenatural que originou e rege sobre o universo e é o objeto de adoração israelita antiga. Apenas nesse salmo esse termo aparece 7 vezes, como aparece várias vezes em todo o conteúdo do segundo livro dos Salmos (do 41 ao 72), significando que ele era o centro da adoração israelita, bem como deve ser o centro da adoração do povo que foi adotado pelo próprio Deus. Ao pensar nas coisas principais de sua vida, você tem colocado Deus como centro de sua adoração?
Assim como em Hebreus 1.1, que diz que “Tendo Deus outrora falado de muitas vezes e de muitas maneiras…” o salmista utiliza o verbo “Fala”. O que Deus, com todos esses atributos mencionados acima, falou, através de Asafe nesse texto para as pessoas de sua época e que tem a falar a nós, hoje? Ele conta sobre a majestade do Senhor que ilumina, que purifica (versos 1-3); depois vai intimar o seu povo para julgamento (4-6) e questionar seus sacrifícios (7-15); e demonstra que Deus está atento também aos ímpios (16-21).
A aplicação para sua vida está no final desse salmo que Asafe, usado pelo Senhor, alertou o povo israelita e chama sua atenção, cristão do século XXI: Deus fala, mas você tem lembrado dele diariamente (verso 22)? Deus instrui seus filhos porque os ama e apenas Jesus, o Filho Unigênito, é quem pode livrar você da ira vindoura. Que você possa já ter em seu coração a Salvação (23) que vem somente por Cristo. Que esteja consciente disso e ofereça “sacrifícios de ações de graça” para glorificar ao Senhor. Que Ele abençoe sua vida.