Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

QUANDO A TRISTEZA NOS ALCANÇA

(Salmo 6)

Não fomos criados para sentir tristeza. Por isso que, sempre que estamos tristes todo o nosso sistema de defesa psico-biológico entra em ação, provocando consequentemente debilidades em nossa imunidade fisiológica, em nosso sistema nervoso central e até em nossos tecidos musculares. Como resultado destas ações sobrevêm-nos enfermidades de diversas naturezas, como tensões musculares, fragilidades psicológicas, a reativação de doenças crônicas, entre outras. Nem o nosso corpo nem a nossa alma estão prontos para sentir tristeza. Sempre há uma espécie de colapso circunstancial psíquico-biológico em nós causado pelas tensões da tristeza.

Para vencermos a tristeza algumas medidas precisam ser tomadas. A primeira delas é fazermos um diagnóstico reflexivo. Devemos parar para pensar sobre o que tem causado essa tristeza. Isso produzirá um efeito de maturidade em nossa mente. No Salmo 6, por exemplo, o salmista identifica a causa da sua tristeza, e o faz com o propósito de remetê-la a Deus em oração.

As causas da tristeza do salmista iam desde sentimento de culpa (v. 1, 2), mágoa (v. 7), até perseguições sofridas por causa de inimigos. Assim como o salmista, por vezes sofremos tristeza por causa do sentimento de culpa por algum pecado cometido, que não conseguimos perdoar a nós mesmos. Também, às vezes, nossa tristeza reside em alguma mágoa ou ressentimento que temos contra alguém, e, por conseguinte não conseguimos perdoar esta pessoa. Ainda, em outros momentos, a razão da tristeza é por alguma perseguição que estamos sofrendo. Tudo isto nos abate muito, e pode nos levar a um profundo estado de tristeza, sucumbindo às vezes até à depressão.

Resta-nos saber como agir quando a tristeza nos alcança. Aprendendo com o salmista, a primeira coisa que devemos fazer é clamar por perdão e misericórdia (v. 1). Peça perdão a Deus se você tem se sentido culpado. Mas confie no perdão e misericórdia de Deus. Talvez sua tristeza seja ocasionada por alguma disciplina de Deus. Nesse caso, ao pedir perdão você poderá obter de Deus o cessar da disciplina.

Em segundo lugar, peça para Deus lhe curar da tristeza (v. 2). Por vezes nossa tristeza nos leva a doenças emocionais como crises de pânico, ou até mesmo depressão, quando não, doenças físicas mesmo. Nesse caso, peça cura a Deus. Peça para que Deus te cure da tristeza e de seus efeitos colaterais. Nosso Deus é Deus que cura toda dor. O fato de termos a certeza que um dia ele nos presenteará com o findar de toda tristeza, dor e morte (Ap. 21. 4), não exclui a possibilidade de contarmos com sua graça para minimizar os males do pecado no tempo atual.

Por fim, peça a Deus por livramento (v. 7-10). Se alguém tem te causado mal, peça para que Deus te dê livramento. Peça a Deus para que ele intervenha lhe defendendo. Deus é nosso Pai, e como Pai ele defende os seus. Mas Deus quer que clamemos a ele, para que em face nossa dependência dele, encontremos socorro em tempo oportuno (Hb. 4. 16). Essa deve ser nossa postura quando a tristeza nos alcança.

Que Deus nos abençoe.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.