QUAL SUA INTENÇÃO EM LOUVAR A DEUS?
LEIA E MEDITE NO SALMO 63 COM ESSA PASTORAL.
A qualidade de ação de boa parte dos verbos desse salmo, quase 1/3, é de intensidade. Com base nas intensidades das ações do salmista serão vistas as características daquele que vive intensamente com Deus. Para começar, aquele que tem a intenção de louvar a Deus deve fazer uma procura diligente. Ele fortalece essa ideia ao dizer que ele tem sede, como estivesse em uma terra árida e não bebesse água há muito tempo. Ele compara essa sede com o fato de estar no santuário de Deus. O templo ou santuário significava a presença de Deus junto ao povo. No Antigo Testamento vários salmos foram compostos vendo essa necessidade de estar no templo. Após a vinda de Cristo no Novo Testamento o véu foi rasgado (Mc 15.38). O santuário é a habitação do Espírito Santo naqueles que são salvos por Cristo. Cada um que é crente no Senhor deve ter o desejo de, além de querer estar na Igreja de Deus constantemente, ter, também uma busca em comunhão com Deus diariamente.
Depois Davi demonstra que em sua vida é necessário ter uma alegria verdadeira devido a assistência de Deus na vida do seu servo. Os verbos louvar (v. 3), cantar (v. 7) e elogiar (v.12) demonstram, respectivamente, o desejo de exaltar a grandeza de Deus em adoração, gritar de alegria, elogiar esse grandioso nome, alardear (proclamar) sobre esse Deus maravilhoso. Então Davi convoca o povo a louvar. Mas louvar de uma forma a proclamar a grandeza do Soberano Senhor em adoração. Como gritar de alegria e, assim, elogiar cada vez mais ao Senhor de forma a ter uma explosão de louvor para com aquele que é soberano. Dessa forma entenda que por maiores os problemas que possam estar na vida do crente, ele precisa se alegrar naquele que dá milhares de razões para bendizê-Lo.
Finalmente o salmista demonstra a confiança que ele tem em Deus. Ele declara essa confiança na graça de Deus, sabendo que é abençoado e promulga o favor divino por meio da música. Também mostra a confiança que Deus dá quando o protege dos inimigos. Ele tem confiança de que alcançará algo que deseja. Saiba que Deus protege completamente os seus filhos dos inimigos que os rodeiam e, assim, você precisa ter a mesma confiança de que Deus o abençoa. Que você possa se alegrar nele ao promulgar o favor Divino para com os teus filhos.