Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

QUAL É A SUA MISSÃO?

Talvez você que é pai, pense que a reflexão dessa pastoral será sobre a missão de ser pai, tendo em vista o dia de hoje, segundo domingo de agosto. No entanto, apesar da comemoração desse dia, não é sobre isso o assunto. Nesse mês também se comemora outra questão importante na IPB.

Então a intenção é ampliar a pergunta: Qual é a sua missão aqui na terra? O Catecismo Maior de Westminster, em sua pergunta 1, diz “Qual é o fim supremo e principal do homem?” e a resposta: “O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre”.

Deus, então, criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher, os criou (Gn 1.27). Deus, ao criar o jardim do Éden, o construiu para ter a presença do homem continuamente com ele, como em Gn 2.8 diz que o Criador passeava na viração do dia procurando o homem. Antes da queda o Criador dá ao homem os mandatos:

Deus dá ao homem a missão de cuidar do Jardim, do Paraíso, da terra. O homem, que antes do pecado, não precisaria suar, nem cuidar de cardos ou espinho, mas agora precisa fazer isso com todas as situações adversas.

Deus manda que o homem, o adore e santifique o Seu Nome, bem como, o Seu Descanso (Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou – Gn 2.3). Isso é o principal objetivo do homem, a adoração a Deus, glorificar a Ele para todo o sempre.

O Senhor se comunicava com o homem e, então, dá ao ser criado à sua imagem a missão da comunicação: comunicar aos outros homens sobre a punição por pecar contra Ele, mas, também sua justiça, seu amor, o amor de Seu Filho Amado, Unigênito, Jesus Cristo. Por essa razão a Igreja precisa fazer missão, tornar a adoração a Deus conhecida a todos. Foi isso que fez Ashbel Green Simonton, sai dos Estados Unidos e resolve vir para o Brasil, e aqui chega em 12 de agosto de 1859. Por isso que a IPB considera esse mês como o de missões.

No ano de sua morte – 1867, na reunião do Presbitério do Rio de Janeiro, dia 16 de julho, Simonton escreve um documento que inicia assim: “O fim a que nos propomos é vasto e importante, além do que podemos conceber. Todavia ele é simples e muito bem definido. Pretendemos tornar conhecido o evangelho e trazer o povo do Brasil a submeter-se a Jesus como seu único Salvador e Rei. Em outras palavras, temos em vista evangelizar no Brasil a paz que é o fruto da paixão, morte e intercessão de Jesus Cristo, a fim do que todos os seus habitantes venham a crer nele para a salvação”.

A adoração precisa ser o DNA da Igreja e, assim, refletir isso no cumprimento da missão de Deus: levar as boas novas do evangelho. Que isso possa fluir em suas veias. Deus o abençoe!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.