Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

A resposta a esta pergunta do Catecismo Maior é que há três pessoas na Divindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Os três são iguais em poder. Neste sentido, podemos afirmar que nenhuma pessoa da Trindade é maior ou mais poderosa que a outra. Deus Pai não é mais poderoso que Deus Filho, e assim por diante. Os três são iguais em poder.
É interessante notarmos que há textos bíblicos que aparentam ensinar que Deus Pai é superior ao Deus Filho. Em João 14. 28, por exemplo, Jesus diz que o Pai é maior que ele. Como entender um texto deste? Devemos entendê-lo à luz do restante das Escrituras. E neste sentido vemos Paulo afirmando que Jesus se esvaziou, não usurpando o ser igual a Deus, antes tomando forma de servo, foi obediente até a morte, e morte de cruz. Mas ao final o Pai o glorificou, dando-lhe nome que é sobre todo nome (Cf. Fl. 2. 5-11). Este texto demonstra que a submissão de Jesus, bem como a superioridade de Deus Pai sobre ele não é essencial, ou, não faz parte da essência e natureza dos dois, mas essa superioridade do Pai é, na verdade, circunstancial e momentânea, além de específica. Em outras Palavra, o Pai só foi superior a Jesus enquanto este estava em estado de humilhação, como homem. Para nos substituir, Cristo teve que se sujeitar ao Pai em humilhação, tal como deveria ter acontecido conosco. Assim, Jesus nunca deixou de ser Deus e, consequentemente, igual ao Pai. Ele apenas escolheu não usar de seus atributos divinos enquanto estava aqui na terra, como servo.
Quando vemos cada pessoa da Trindade com atividades diferentes, não é porque uma é superior à outra, mas, antes, porque a Divindade, na eternidade, escolheu criar o homem, permitir a Queda, adentrar ao mundo caído do homem a fim de salvá-lo, exercendo, cada pessoa da Trindade, um papel na história da redenção dos eleitos. Assim, Deus Pai enviou Jesus para morrer pelos pecadores; o Filho aceitou o envio de bom grado e voluntariamente; enquanto o Espírito Santo é enviado pelo Filho para santificar os crentes e guiar a Igreja. Isto chama-se, na Teologia, a “Economia” da Trindade, palavra que vem do grego e significa administração. Cada pessoa da Trindade tem uma função na redenção, mas todas são iguais em poder, pois não são três deuses, mas somente um, em três pessoas.
Mesmo sendo um só Deus, vale salientar que a Trindade é composta de três pessoas. Nisto consiste o mistério da Trindade. Diante desta dificuldade, muitos têm tentado explicar a Trindade a partir de coisas materiais, como três fósforo unidos pegando fogo, ou coisas desta natureza. Não podemos fazer isto, pois Deus nos questiona em Isaías, dizendo “A quem me comparareis?” (Is. 40. 25).
Resta-nos aceitar pela fé, e aceitar com amor esta verdade da Palavra de Deus. Afinal, se explicássemos todas as coisas, já não seríamos criatura, mas criador. “Ó profundidade da riqueza!” (Rm. 11. 33).

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.