Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

O politeísmo (adoração a mais de um deus) é algo que faz parte das religiões do mundo, desde os tempos mais primórdios. Isto é comprovado tanto pela historiografia como até mesmo pelas Escrituras, pois parentes de Abrão adoravam vários deuses (Gênesis 31). Por isso, C. J. Mahanay afirma com verdade que “a idolatria é o nosso problema mais predominante”, e Calvino afirma que “o coração do homem é uma fábrica de ídolos”. É diante deste quadro de tendência à idolatria que o nosso Catecismo pergunta se “há mais que um Deus”. Vejamos a resposta das Escrituras, através do Catecismo:

“Há um só Deus, o Deus vivo e verdadeiro” (Dt. 6. 4; Jr. 10. 10; 1Co. 8. 4). O Deus das Escrituras, Deus de Israel e Senhor da Igreja é o único e verdadeiro Deus. Por isso, adorar qualquer outra pessoa ou coisa que não seja o verdadeiro Deus implica em idolatria. Para entendermos o significado de idolatria, precisamos entender o significado de adoração. Adoração é ter Deus como única fonte de Culto, de Socorro e de Satisfação. Logo, idolatria é termos outra pessoa ou coisa como Fonte de Culto, de Socorro ou de Satisfação.

Fonte de Culto. A idolatria litúrgica, ou cúltica é quando pessoas fazem culto à imagens de esculturas, a falsos deuses ou pessoas. Este tipo de idolatria é expressamente condenada nas Escrituras, e era um pecado que, de quando em quando, até mesmo os crentes da antiga dispensação praticava (Êxodo 32). Em nossos dias não é comum os crentes cometerem este pecado, pois não há imagens de escultura nos cultos. No entanto, muitos evangélicos estimam algumas personalidades teológicas e musicais a ponto de beirar a idolatria.

Fonte de Socorro. Idolatria como fonte de socorro é quando depositamos em alguém ou coisa que não seja Deus nossa confiança e dependência. Hoje em dia muitas pessoas, nos momentos de dificuldades, clamam a ídolos de madeiras e barro, outros depositam sua confiança em seus recursos materiais ou em sua rede de relacionamento (politicagem), ou ainda na ciência. O salmo 121 afirma que, apesar de os montes protegerem Jerusalém contra os inimigos, nós devemos confiar, na verdade, naquele que criou os montes, no SENHOR criador dos céus e da terra.

Fonte de Satisfação. Idolatria como fonte de satisfação é quando buscamos alívio ou alegria para nossa alma em algo ou alguém que não seja o Senhor. Esta talvez seja a idolatria mais comum entre as pessoas, e até entre os crentes de hoje. Muitas pessoas buscam alívio da tristeza do stress, da ansiedade em coisas materiais como, comida, cigarro, bebida, festas, distorções sexuais, etc. É a geração da auto realização e satisfação.

Concluímos esta pastoral afirmando como diz a Escritura: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (1Jo. 5. 21).

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.