Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 7 – Quem é Deus?


A resposta à 7ª pergunta do nosso Catecismo Maior é extensa, e não poderia ser diferente, pois é uma resposta que refere-se à pessoa de Deus, que tem uma complexidade inexplicável em seu ser, pois jamais nós, criaturas limitadas, podemos entender a pessoa de Deus em sua plenitude. Tudo o que sabemos sobre Deus é o que ele quis revelar a nós, e não esgota tudo o que ele é. Alguns destes atributos de Deus já foram estudados nas patorais anteriores. Portanto, da resposta à 7ª pergunta exploraremos apenas o que não estudamos nesta série de pastorais.

Deus é infinito, ou seja, ele está acima da matéria e acima de qualquer explicação humana. Ele é infinito em glória e em perfeição. Não imperfeição alguma em Deus. Essas são, dentre outras, alguns atributos de Deus que ele fez questão de nos revelar.

Ele é todo-suficiente, ou seja, ele não precisa de nós, em nada. Deus não precisa de nosso dinheiro, nem de nosso trabalho na obra. Nós ofertamos e damos o dízimo como uma obrigação e um ato de gratidão. Nós trabalhamos na obra pelo mesmo motivo. Na verdade, nós é que precisamos dele, e nos realizamos quando fazemos algo para Deus.

Deus é imutável (Tg. 1. 17). As vezes na Bíblia parece que Deus mudou de ideia, voltou atrás de sua palavra ou decisão. Devemos entender isto dentro de duas perspectivas: 1) Deus de fato se arrepende, desde que entendamos que arrependimento não é só voltar atrás em um erro, mas pode ser também mudança de atitude, como por exemplo: você estava determinado viajar por uma rodovia, mas por causa do trânsito no meio do caminho você se arrepende e resolve ir por outra. A Bíblia não diz que Deus não se arrepende. Ela diz que Deus não se arrepende como o homem, ou seja, de um erro ou diante de um imprevisto. 2) Deus não muda, mas sua atitude pode mudar, dependendo do tipo de acordo estabelecido. Se no acordo (pacto, aliança) dele com o homem ele fez promessas incondicionais, que não depende da obediência do homem, então ele cumprirá cabalmente essas promessas. Porém, se foi um acordo, ou, uma promessa condicional, no sentido de que depende de o homem cumprir sua parte no acordo, Deus pode voltar atrás e deixar de abençoar o homem, ou passar a castigá-lo. Isto não significa que ele mudou, pelo contrário, demonstra que ele é imutável em suas promessas condicionais, e imutável em sua justiça.

Ademais, o catecismo ainda salienta outros atributos de Deus que iremos abordar nas demais pastorais, conforme as estudarmos as outras perguntas. Esses atributos são: Justiça, misericórdia, sabedoria, onisciência, onipresença e onipotência.

Que Deus nos abençoe e que possamos seguir conhecendo o nosso Deus.

 

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.