Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 6 – Que Revelam as Escrituras Acerca de Deus?

A primeira resposta à sexta pergunta do Catecismo Maior é que “as Escrituras revelam o que Deus é”. Há uma infinitude de atributos de Deus revelados nas Escrituras. Mas há alguns que recebem uma ênfase especial, sendo descritos como aquilo que Deus é, de forma expressa. Um exemplo disto é o texto que nos ensina que “Deus é espírito” (Jo. 4. 24). Isto implica no fato de que Deus não tem forma, nem aparência, portanto, devemos adorá-lo em espírito e em verdade. Não devemos fazer imagens da pessoa de Deus, nem física nem mental. Implica ainda em que nossa adoração a Deus não está limitada a um espaço geográfico.

O outro atributo de Deus que é descrito de forma expressa nas Escrituras é o seu amor. O apóstolo João descreve em sua epístola que “Deus é amor”(1Jo. 4. 8). Neste sentido podemos dizer que a revelação do amor de Deus nas Escrituras é uma das mais importantes, pois revelam a intensidade e o modo como ele demonstrou seu amor (Jo. 3. 16). Cristo é a maior demonstração e prova do amor de Deus (Rm. 5. 8).

As Escrituras revelam ainda sobre Deus que há três pessoas na trindade. Deus é um só, em sua natureza divina, mas como pessoa são três, Pai, Filho e Espírito. É um mistério, mas é uma verdade bíblica, e uma realidade.

Por último, o Catecismo Maior responde ainda que as Escrituras revelam sobre “os decretos de Deus, e como Ele os executa”. Os decretos de Deus não são uma doutrina criada pelos reformadores ou pelos calvinistas. Na verdade, os decretos de Deus são uma realidade e estão revelados nas Escrituras. Os decretos de Deus são suas decisões sobre a história e vida humana, tomadas antes da fundação de mundo. Em outras palavras, são seus planos. Neste sentido, os planos de Deus são eterna e não podem ser frustrados, e todos os nossos dias já foram escritos por Deus (Jó. 42. 2; Salmo. 139. 16). Como Deus executa seus decretos? Envolvendo-se amorosa e pessoalmente na vida humana, fazendo com que todas as coisas cooperem para o bem dos eleitos (Rm. 8. 28).

 

Que Deus nos abençoe através destas palavras.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.