Pergunta 41- Por que foi o nosso mediador chamado Jesus ?
A resposta do Catecismo Maior à esta pergunta é que “o nosso mediador foi chamado Jesus, porque salva o seu povo dos seus pecados”, baseado em Mateus 1. 21. Precisamos entender algumas implicações destas premissas, e aplicá-las às nossas vidas.
É comum as pessoas evangelizarem dizendo que Jesus salva. Mas, salva do que? As vezes a própria pessoa que está evangelizando não sabe ao certo do que Jesus nos salva. O que significa ser salvo dos pecados? Se Jesus nos salva de nossos, então por que ainda continuamos a pecar? Precisamos então entender o significado da salvação.
Significa, em primeiro lugar, que Jesus nos salvou da condenação do pecado. Uma das consequências imediatas do pecado foi a condenação. A Bíblia diz que nós éramos por natureza filhos da ira de Deus (Rm. 1. 18). Quando cremos em Cristo de todo o nosso coração como único e suficiente salvador, Deus imediatamente nos livra da condenação eterna, em Cristo. Isto tem uma causa. O motivo porque Deus nos libertou da condenação foi porque Cristo se tornou maldito em nosso lugar, ou seja, ele recebeu a condenação que nós merecemos.
Significa também que Cristo nos liberta progressivamente de nossos pecados. Jesus disse que quem peca é escravo do pecado, mas que, se o Filho nos libertar, verdadeiramente será livre. (Jo. 8. 32-36). Em Cristo nós já somos libertos da escravidão do pecado. Somos livres, e nos tornamos escravos de Deus, não somos mais escravos de injustiça. No entanto, ainda sofremos influência interna do pecado. Nós somos assediados diariamente pelo nosso próprio coração. Mas o Espírito Santo nos auxiliar a vencer essa guerra. E nós devemos fazer a nossa parte, que é orar, vigiar e meditar na Palavra.
Glória a Deus que nos salvou de nossos pecados por meio de Jesus!