Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  37- Como Cristo se fez homem?

A 37ª pergunta do Catecismo Maior de Westminster é intrigante. Como pode o Deus criador de todas as coisas ter se tornado um ser humano? Em primeiro lugar, antes de procurarmos entender o processo, devemos relembrar o propósito. Por que Deus teve que se encarnar? Deus, em Cristo, se tornou homem porque era necessário que nosso substituto judicial e nosso mediador da Aliança fosse um homem, pois quem pecou contra Deus foi o ser humano.

O Catecismo nos diz que Cristo se tornou homem tomando para si um corpo verdadeiramente humano. Isto significa que o corpo de Jesus era realmente um corpo humano, não apenas uma aparência de corpo, como algumas heresias primitivas acreditavam. É comum dizermos que Jesus era 100% homem. De fato, Jesus teve um corpo igual ao nosso. Neste sentido o corpo de Jesus era sujeito às mesmas fraquezas que o nosso corpo, tais como enfermidades, e fraquezas.

Devemos, no entanto, lembrar que, apesar de ser sujeito à fraquezas humanas, o corpo de Jesus não tinha uma natureza pecaminosa. Jesus nunca pecou, e nunca cobiçou. Era, é  e sempre será santo. Contudo, misteriosamente ele foi tentado verdadeiramente em todas as coisas de forma semelhante a nós.

Vale lembrar ainda que esse processo de encarnação de Cristo fazia parte de sua redentiva humilhação, ou seja, ele se tornou homem para se humilhar em substituição por nós. Sua humilhação incluiu conviver com este mundo pecaminoso. Devemos ressaltar ainda que Jesus continua com o seu corpo humano, verdadeiramente humano, mas agora glorificado, sem estar sujeito às fraquezas de um corpo como o nosso.

A encarnação de Cristo, portanto, se deu através de seu milagroso e sobrenatural nascimento, sob o poder do Espírito Santo na virgem Maria. Isto deve nos trazer um sentimento de profunda gratidão e adoração a Deus. Sigamos neste sentido, adorando a Deus por sua demonstração de amor, a ponto de se humilhar por nós.

Deus nos abençoe!

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.