Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  35- Como é o pacto da graça administrado no Novo Testamento?

O pacto da graça foi um pacto selado entre o Deus Pai e seu Filho Jesus, o Cordeiro Eterno, que consiste na auto entrega de Jesus na cruz do Calvário, levando sobre si todo jugo que a nós estava preparado, sendo nosso representante ao Pai (somos justificados no filho).

A pergunta 35 do Catecismo Maior nos responde a maneira que o pacto é administrado no Novo Testamento, e a resposta dada é que “o mesmo pacto da graça foi e continua a ser administrado na pregação da palavra, na celebração dos sacramentos, do batismo e da Ceia do Senhor”.É na palavra que encontramos os registros dos acontecimentos que sucederam no período do Antigo e Novo Testamento, e em cada um dos testamentos nós encontramos a maneira como Jesus nos representa e se dá pelo seu povo.

Em Gn 3:15 encontramos o estabelecimento da promessa da vinda do Cordeiro que seria o responsável por limpar o seu povo de seus pecados; e é nos Evangelhos que encontramos o cumprimento desta promessa. E aí é que vemos a importância da pregação.Ao ouvirmos a palavra exposta, somos constantemente exortados a viver uma vida santa diante do Deus Santo, consolados pelo seu amor infindo que supera a grandeza dos nossos pecados e impulsionados a adorar ao Senhor pelos seus maravilhosos feitos em prol da Igreja.

Os sacramentos são utilizados para a administração do pacto da graça no Novo Testamento. O batismo veio como sucessor da circuncisão, e não foi abolido, justamente para esclarecer ao povo de Deus que sua aliança com Abraão não havia sido rompida, mas que perdura para sempre.

Da mesma sorte, acontece com a Ceia do Senhor, na noite em que Jesus foi traído por Judas, ao cear com seus discípulos, Jesus diz para que comem do pão e bebam do cálice a fim de que tenham sempre em mente o sacrifício de Jesus.

O Catecismo Maior termina a resposta da pergunta enfatizando um aspecto importante: esses meios designados por Deus para a administração do pacto da graça ressaltam a graça do Senhor Jesus e a salvação que por ele foi aplicada aos eleitos em proporção mundial, visto que a pregação da palavra e o uso dos sacramentos foram instituídos para a Igreja espalhada pelo mundo.

Desta forma, o que resta ao povo de Deus é que tenham intrepidez de divulgar e anunciar ousadamente as verdades do nosso Senhor, a fim de que muitos conheçam ao Senhor Jesus, ao Senhor do pacto da graça, o nosso representante.

Ao Senhor toda honra e glória!

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.