Pergunta 33- Foi o Pacto da Graça Sempre Administrado de uma só Maneira?
A resposta do Catecismo Maior à esta pergunta é que “o pacto da graça não foi administrada da mesma maneira no Velho e no Novo Testamento”. É de fundamental importância entendermos a dinâmica da revelação de Deus em ambos os Testamentos, pois somente assim poderemos ter uma hermenêutica (interpretação) madura e equilibrada.
Antes de tudo, precisamos estar cônscios da importância de entendermos a relação entre o Novo e o Antigo Testamento. Precisamos entender o todo de toda Escritura, pois é toda a Escritura que é inspirada por Deus, não apenas uma parte dela (2Tm. 3. 16).
Antes de entendermos as diferenças, precisamos entender as confluências, as similaridades entre os dois testamentos. Para iniciar este tópico, podemos salientar que o Deus do Novo Testamento é o mesmo em pessoa e natureza ao do Antigo Testamento. Algumas pessoas creem que no Novo Testamento Deus é mais manso e paciente. Outros creem que no Antigo Testamento não havia a ação da Trindade. Mas a Bíblia deixa claro que é o mesmo Deus em pessoa e natureza, pois no Antigo Testamento Deus Pai não estava sozinho quando criou o homem: “Façamos, pois o homem…” (Gênesis 1. 26). Também vemos ação amorosas de Deus pelo povo (Os. 11) e de juízo no Novo Testamento (Apocalipse 18).
Há similaridades também quanto à salvação. Tanto no Antigo como no Novo Testamento o justo viveria e seria salvo pela fé (Hc. 2.4; Rm. 1. 17; Rm. 4). Assim, Abraão, Davi e tantos outros do Antigo Testamento foram salvos como nós, pela graça, por intermédio da fé.
O que muda é a maneira como Deus administrou esta graça. No Antigo Testamento a graça foi administrada por símbolos diferentes, quais sejam a circuncisão (substituída pelo batismo) e a Páscoa (substituída pela Santa Ceia). Também era diferente a forma do culto. No Antigo Testamento o culto não era apenas um momento de adoração a Deus, mas um momento didático acerca da necessidade de um substituto sacrificial. Também era diferente quanto às promessas, pois estas estavam no Antigo Testamento em forma de anúncio e no Novo Testamento em forma de cumprimento. Também o povo de Deus era e é o mesmo, apenas com a diferença de que no Antigo Testamento estava sob a forma de nação, e no Novo sob a forma de comunidade eclesiástica, a igreja. Entender estas diferenças e similaridades nos trarão uma compressão madura das Escrituras.
Deus nos abençoe!