Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  31- Com quem foi feito o pacto da graça?

Um pacto é uma aliança realizada entre, pelo menos, dois indivíduos que envolve promessa, obediência e penalidade. Foi nesses termos que Deus realizou seu primeiro pacto com o homem: o Pacto das Obras.

Neste pacto, o homem possuía o dever de obedecer a ordem de Deus, mas não cumpriu sua parte no acordo, sendo penalizado e perdendo a promessa. Como sequência disto, Deus criou um novo pacto, desta vez com seu Filho, Jesus. O Pacto da Graça envolve os mesmos termos do Pacto de Obras, contudo as figuras que se envolveram em ambos os pactos com Deus possuem algumas distinções, tanto de caráter, quanto de estado.

Adão representava a humanidade no Éden (Rm 5:12-17), e, pelo seu pecado, todos nós nascemos em iniquidade. Davi reconheceu isso claramente (Sl 51:5). Por vezes nós acreditamos, e às vezes pregamos, que Adão e Eva foram desobedientes porque eram ingratos e que se fosse qualquer outro, muito provavelmente o que aconteceu não teria sucedido. Entretanto, sabendo Deus que afirmações como essa surgiriam, fez questão de relatar na Bíblia o que faríamos no lugar de Adão e Eva, mas usando o exemplo da história de Israel. Adão estava em um jardim perfeito, desfrutando de bons alimentos, da paisagem e da presença de Deus (Gn 1:12; 30-31; 3:8).

Com Israel não foi diferente: após serem libertos do Egito, Deus providenciou todo o suprimento necessário para a peregrinação no deserto. Deus ofereceu alimento, mandou uma nuvem para tapar o colocar do Sol e uma coluna de fogo para os esquentarem no frio do deserto (Ex 13:17-22; 16:1-10).

Contudo, sabemos o que Israel fez: foi ingrato, desobediente e idólatra. Veja que há relações próximas com o relato da história de Adão e Eva. Em ambas as histórias, Deus agiu como protetor, cuidador, amparador, demonstrando amor paternal, e nossos representantes não foram fiéis ao Senhor, desobedecendo-o e sendo ingratos. Portanto, podemos refletir: no lugar deles, não faríamos o mesmo? Por isso entendemos porque o Pacto da Graça foi feito com Jesus.

Em contraste com a história de Adão e Eva e de Israel, que desfrutavam das maravilhas da providência de Deus, Jesus, ao ser tentado por Satanás no deserto, tomando sobre si o calor intenso do Sol, sem alimentos, em seu momento de fraqueza física, foi fiel a Deus, cumprindo cabalmente a vontade de seu Pai (Mt 4:1-11).

Deus fez um Pacto de Obras com Adão, e este, representando toda a humanidade, falhou em cumprir o contrato pactual; por outro lado, Deus fez um Pacto da Graça com seu Filho Jesus, representando sua Igreja, seus eleitos, cumprindo os princípios de qualquer pacto: o Pai e o Filho entraram em um acordo, Cristo obedeceu, consumando com sua morte, e recebendo, por nós, a pena dos nossos pecados.

Louvado e engrandecido seja o Senhor dos Pactos!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.