Pergunta 30- Deixa Deus todo o gênero humano perecer no estado de pecado e miséria?
”Deus não deixa todos os homens perecer no estado de pecado e miséria, em que caíram pela violação do primeiro pacto comumente chamado o pacto das obras; mas, por puro amor e misericórdia livra os escolhidos desse estado e os introduz num estado de salvação pelo segundo pacto comumente chamado o pacto da graça.”
I Tess. 5:9; Gal. 3:lC; Tito 3:4-7, e 1:2.
Esta semana nos surpreendemos mais uma vez: ex-presidentes (três) sendo denunciados em escândalo de propina; atual presidente sendo alvo de uma possível segunda denuncia; ex-ministro fazendo depoimento sobre suas ilicitudes; outro ex-ministro sendo novamente preso; um dos maios empresários do país tendo sua prisão solicitada pelo procurador geral da república; procurador geral da república suspeito de cometer atos ilícitos; e até o judiciário foi alvo de ataques e questionamentos.
O que há de comum com todas essas pessoas? O que há de comum conosco? O que há de diferente conosco?
Há de comum em todos esses casos relatados, a dureza de um coração corrompido, depravado, que deseja intensamente satisfazer a si mesmo. Um coração que precisa desesperadamente ser liberto. Um coração que precisa urgentemente da maior riqueza que há nesta vida, que é a salvação em Cristo Jesus
Há de comum conosco, o fato de que se não fora o Senhor estar ao nosso lado (nos livrando, preservando, restaurando), certamente seguiríamos pelo mesmo caminho dos denunciados. Possivelmente não na mesma proporção, mas no mesmo erro, que é a busca desenfreada por autossatisfação.
O que difere a realidade do cristão dos que permanecem nas garras da corrupção sem arrepender-se e mudar, é que a graça nos alcançou. É o fato de que Deus em sua imensa e infinita bondade não deixou que todo o gênero humano permanecesse para sempre no estado de miséria de pecado.
A graça nos alcançou, e diante da falha de nosso representante, Adão, no pacto das obras, tendo este desobedecido a Deus, o próprio Deus envia seu filho para que pela obediência e morte de Cruz, fossemos alcançados pelo pacto da Graça, que consiste tão somente nos méritos de Deus em buscar a criação perdida e restaurar a comunhão consigo mesmo.
Glória seja dada somente ao nosso Deus que nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção a remissão dos pecados por meio de seu filho Jesus Cristo o nosso Senhor!
Que o Senhor nos abençoe!