Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 3 – Que é a Palavra de Deus?

A resposta a esta terceira pergunta do Catecismo Maior é: “As Escrituras Sagradas, o Velho e o Novo Testamento… a única regra de fé e prática”. A partir desta resposta já inferimos que, apesar de existirem literaturas cristãs de boa qualidade, nunca serão inspiradas por Deus como as Escrituras. Paulo nos ensina que “toda a Escritura é inspirada por Deus” (2Tm. 3. 16). Inspirada, aqui, significa soprada por Deus. Isto demonstra que os escritores bíblicos não estavam apenas inspirados, ao escreverem as Escrituras, mas, mais do que isto, estavam cheios do Espírito e receberam a revelação direta do Espírito, por diversos modos que aprouvera a Deus.

A resposta do Catecismo ainda ensina que as Escrituras Sagradas, por serem a Palavra de Deus, são nossa única regra de fé. Isto implica em que tudo o que existe, tudo o que devemos crer deve passar pelo crivo da Palavra. A Bíblia não esgota todos os assuntos do universo, mas todos os princípios fundamentais que se pressupões sobre e sob o universo estão na Palavra, tais como: Quem criou o universo? Quem governa o universo? Para onde caminha o universo? O que é verdade acerca do universo? Todas as respostas estão na Palavra, ainda que ela não se detenha a nos dá respostas que satisfaçam nosso vocabulário científico e limitado.

Devemos entender, no entanto, que as Escrituras são nossa única regra de fé, especialmente no que tange à nossa salvação. A regra e o caminho para a nossa salvação encontram-se nas Escrituras. Neste sentido, não são todos os caminhos que nos levam a Deus, mas Cristo revelado nas Escrituras somente. Não há outro nome, nem outro caminho, muito menos outro mediador que nos religa a Deus, senão Cristo Jesus (At. 4. 12; Jo. 14. 6; 1Tm. 2. 5). A outra implicação ainda, é que não devemos nos prender a misticismo, esoterismos, superstições, e afins, mas somente crê nas verdades da Palavra.

Por último, o Catecismo ainda nos ensina que as Escrituras são a nossa única regra de prática. Em outras palavras, os princípios que devem reger nossa conduta moral, ética, familiar, social, profissional, acadêmica, afetiva, litúrgica, eclesiástica, etc., encontram-se na Palavra de Deus. A revelação de Deus está completa. Tudo o que Deus queria revelar e direcionar ao homem está na Bíblia. Resta-nos, nas nossas decisões particulares e eclesiásticas, consultar as Escrituras, e onde elas silenciarem-se, usarmos da nossa bom senso, pautado nas Escrituras.

Finalizo com o texto que diz: “… mas o homem a quem olharei é este… o que treme da minha Palavra” (Is. 66. 2).

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.