Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  29- Quais as punições do pecado no mundo vindouro

A resposta do Catecismo Maior a esta pergunta é que “as punições do pecado no mundo vindouro são a separação eterna da presença consoladora de Deus e os tormentos mais penosos na alma e no corpo, sem intermissão, no fogo do inferno para sempre.”

Nós podemos extrair alguns princípios bíblicos desta afirmativa d Catecismo Maior. A primeira delas é que pecado pressupões quebra de leis divinas, e esta quebra das leis de Deus pressupões punições. A Bíblia nos diz que o que o homem semeia isto ele colherá. Também a Bíblia diz ainda que Deus retribui cada segundo as suas obras (Rm. 2. 5, 6). Portanto, a  primeira lição que depreendemos desta resposta é que Deus pune o pecador por causa de suas faltas. Deus faz isto porque ele é mui santo e justo, e abomina o pecado.

A outra lição que aprendemos é que os pecados do ser humano tem consequências eternas. A primeira e principal consequência do pecado do ser humano é a separação eterna de Deus. Em outros termos, é a morte espiritual (Rm. 6. 23). Deus deixou claro para Adão e Eva que se eles comessem do fruto, certamente morreria, e morreram de fato, pois logo em seguida Deus os expulsou de sua presença (Gn. 3. 23, 24). A morte espiritual que se seguirá após o juízo é a morte eterna. Quem morre sem Cristo certamente será apartado para sempre da presença de Deus. No entanto, devemos deixar claro que essa separação não é absoluta, pois Deus estará no inferno também, pois ele é onipresente e está em todos os lugares ao mesmo tempo. Nada escapa à presença de Deus. No entanto, o homem perderá o acesso à presença consoladora e providencial de Deus, de forma definitiva, e terá consigo apenas a presença de Deus em ira e juízo.

A outra consequência ainda do pecado do homem, na eternidade, será o tormento eterno. Isto significa que o homem sofrerá juízo eterno e fogo eterno. Este fogo é uma metáfora para indicar um sofrimento intenso. É interessante notarmos que o homem irá sofrer em sua alma e em seu corpo, pois quando  homem peca, ele o faz por completo, em sua alma e corpo. Assim também será seu castigo.

Este ensinamento deve gerar no coração do homem um temor e prudência. Diante de tão grande e iminente juízo, o homem deve buscar socorro no sacrifício redentor de Cristo, crendo nele como único e suficiente salvador, de todo o coração. E se já é crente, deve agradecer continuamente a Deus por tão grande livramento (Rm. 5. 9-11).

Que o Senhor nos abençoe!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.