Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 23- A que estado ficou reduzido o gênero humano por essa queda?

O ato mais destrutivo da história humana, com absoluta certeza, foi a queda. A partir do momento em que foi servido a entrada do pecado no mundo pela cobiça do homem, tanto o homem quanto a natureza sofreram e ainda sofrem as consequências de transgredirem a ordem de Deus. A pergunta 23 do Catecismo Maior responde-nos a questão do estado do homem após a queda. Contudo, a palavra “reduzido”, presente na pergunta, nos diz muito sobre o que aconteceu com o homem, à luz da narrativa bíblica.

Quando falamos que algo foi reduzido, naturalmente subtende-se que algo foi perdido, tornado mínimo, inútil, acabado; e é nesse sentido que a Bíblia retrata o homem e o rompimento de seu relacionamento com Deus após ceder à tentação de Satanás.
Os primeiros capítulos do livro Gênesis nos relatam o forte relacionamento de Deus com homem.

O homem foi o único ser vivo criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1:27) e vivia em um jardim arquitetado detalhadamente, que possuía todas as condições perfeitas para a habitação do homem (Gn 1:10-12, 14, 20-21. 24). Deus criou o homem perfeito, sem pecado, e o deu capacidade para liderar e possuir a terra (Gn 1:26-30, 19), e desfrutavam constantemente da presença de Deus, que é a alegria e esperança de todo crente (Gn 3:8).

Entretanto, as garras do pecado e a artimanha astuta de Satanás, acoplada com a insatisfação do coração humano e desejo de usurpação, levaram o homem à destruição ao comerem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. De tudo que havia disposto ao homem, o Senhor ordenou apenas que não comessem de uma árvore, contudo cederam à vontade de Satanás.

O homem agora passa a ter malícia em seus olhos (Gn 3:7), passa a ter medo de Deus por consequência de seu erro (Gn 3:8), passa a acusar o próximo do próprio erro que cometeu (Gn 3:12), a mulher tem as dores do parto multiplicadas (Gn 3:16), o homem passa a sentir cansaço ao trabalhar para obter o sustento (Gn 3:17-19), e agora a espécie humana é passível de morte (Gn 3:19). Este é apenas o início da desgraça humana, visto que no capítulo seguinte de Gênesis, já nos é relatado o primeiro homicídio, praticado entre irmãos de mesmo sangue.

Contudo, embora a latente corruptibilidade do homem, Deus fez-se amoroso com Adão e Eva, representantes da humanidade, no simples ato de os procurarem perguntando: “Onde estás? ” (Gn 3:9), nos mostrando que Deus é misericordioso e nós miseráveis pecadores, visto que erramos contra o Senhor, e ele mesmo é quem nos reconcilia consigo mesmo. Reconciliação essa que só pode ser efetuada concretamente com o derramamento de sangue, e do sangue do Cordeiro de Deus.

A Deus toda a glória!

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.