Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 10 – Quais São as Propriedades Pessoais das Três Pessoas da Divindade?

Quando o Catecismo pergunta sobre as propriedades das três pessoas da Trindade, está tratando sobre a Economia da Trindade, ou seja, sobre as funções que cada um exerce dentro da história da Redenção. Portanto, neste ponto o Catecismo não está tratando dos atributos das pessoas da Trindade.
Atributos são qualidades essenciais à natureza de Deus, enquanto funções diz respeito à ações específicas de cada pessoa da Trindade, por determinado tempo. Por exemplo: O Pai envia o Filho; O Filho aceita a morte de Cruz; o Espírito convence os pecadores e guia a Igreja.A função do Pai então é enviar o Filho (Hb. 1. 5-6).
O envio de Cristo já havia sido profetizado desde a origem da criação. No Éden Deus disse à Serpente que ele traria um descendente da mulher que iria pisar-lhe a cabeça. A partir daí, toda a Escritura do Antigo Testamento testifica o envio de Cristo.
O envio do Filho tinha como objetivo sua morte expiatória, e sua obra substitutiva. Cristo cumpriu o envio do Pai, e cumpriu cabal e perfeitamente (Fl. 2. 5-11); O filho, por sua vez, foi gerado do Pai (Jo. 1. 14). Cristo foi gerado como cumprimento à profecias como a de Isaías 9. 6. Ele foi gerado no ventre de Maria, como obra do Espírito.
O mistério aqui reside no fato de ter Deus se tornado homem. Imagine que o Deus criador de todas as coisas desceu do céu e se encarnou, tornando-se um bebê e cresceu como homem! É claro que esta encarnação de Cristo foi circunstancial. Ele continuou sendo Deus, porém, escolheu não usar seus atributos divinos, para cumprir a obra da redenção e substituição.
Obviamente ele cresceu, morreu e ressuscitou, e está assentado à direita do Pai, voltando a usar de todos os seus atributos divinos, jáá o Espírito Santo procede tanto do Pai como do Filho. O Pai ungiu Jesus com o poder do Espírito Santo, para cumprir a missão messiânica.
Também o Espírito Santo foi enviado pelo Filho para convencer os eleitos ao arrependimento. E não somente isto, mas também enviou o Espírito para consolar a Igreja em suas dificuldades e tribulações. O Espírito Santo, portanto, convence do pecado, intercede pelos crentes, dá assistência aos crentes, e santifica os crentes, habitando em seus corações.
Percebemos a sabedoria e a beleza da obra e da harmonia da Trindade na história da Redenção. Isto é motivo para louvarmos a Deus e glorificá-lo. E devemos lembrar que as três pessoas da Trindade nos acompanha desde a conversão até a glorificação final.

 

Que Deus nos abençoe.

 

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.