Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  99- Como Interpretar os Dez Mandamentos?

“Que regras devem ser observadas para uma boa compreensão dos dez mandamentos?”
Uma das principais evidências do novo nascimento é o amor do cristão pela lei de Deus. O Salmo 119. 97 deixa isso bem claro, quando diz: “Quanto amo a tua lei!”. Eis a importância de se estudar os mandamentos de Deus, em especial os dez mandamentos.

No entanto, esbarramos, por vezes, numa dificuldade: como se achegar aos dez mandamentos? Como interpretá-los? É sobre isto que trataremos sucintamente neste estudo, com base na pergunta 99 do Catecismo Maior de Westminster.

A primeira resposta à esta pergunta, é que, segundo o próprio Catecismo, devemos nos esforçar, ao máximo, para alcançar a perfeição na prática destes mandamentos. Isto significa que devemos nos achegar aos dez mandamentos, para estudá-los e praticá-los, com a esperança de fazer o nosso melhor. Embora saibamos que será impossível praticar todos os mandamentos de forma perfeita, não devemos abandonar este ideal.

Devemos entender ainda, que estes mandamentos são suficientes para alcançar todos os aspectos de nosso ser: nossa alma, corpo, entendimento, sentimentos, relacionamentos etc. O Catecismo salienta ainda que devemos atentar para o fato de que em um único mandamento residem diversos princípios com uma vasta aplicação e implicações.

O Catecismo também nos orientar a observar que quando um mandamento é subscrito em forma de dever, o seu aspecto contrário também deve ser levado em conta. Por exemplo, quando nos diz que devemos honrar pai e mãe, significa também que não devemos desrespeitá-los, ou renegá-los ao esquecimento. O “não adulterarás”, também significa “serás fiel”.

O Catecismo também nos ensina que os princípios dos mandamentos são eternos, portanto, não se mudam, mesmo em outros tempos ou culturas. Não devemos mudar os mandamentos de acordo com os tempos, culturas ou tendências sociais. Quando Deus proíbe os filhos de desrespeitarem os pais, ele o proíbe em todas as eras e lugares.

O último princípio ensinado pelo Catecismo é o seu aspecto social, ou seja, suas implicações nas relações humanas. Nesse sentido, nós devemos ajudar uns aos outros colocar em prática estes deveres. O Novo Testamento nos ilumina quanto a isto, quando nos ensina que se algum irmão for surpreendido em alguma falta, os mais maduros devem corrigir em amor, e vigiar para também não caírem (Gálatas 6). Se observarmos todos estes princípios, certamente nossa obediência e interpretação dos dez mandamentos se darão de uma forma mais eficaz.

 

Que o Senhor nos dê esta graça.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.