Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  97- De que utilidade especial é a lei moral aos regenerados?

Um dos grandes embates teológicos na história da Igreja Cristã é acerca da relação do crente com a lei de Deus. Este tema é de fundamental importância, pois está intimamente ligado à doutrina da soteriologia, ou seja, a doutrina da salvação. Dependendo de como você enxerga a lei de Deus na vida do crente, você pode caracterizar-se como alguém que crê que a salvação é por obras, e não pela graça.

Se engana quem imagina que apenas fora dos arraiais protestantes se crê na salvação pelas obras. A verdade é que muitos cristãos e muitas igrejas protestantes acreditam que a salvação é pelas obras da lei. Isto porque defendem que a fé não é suficiente para nos salvar. Isto se dá devido à uma interpretação equivocada do texto de Tiago 2, que afirma que a fé sem obras é morta. Mas, o entendimento correto deste texto é que Tiago não está falando de justificação diante de Deus, mas da justificação diante dos homens. Por este motivo, Tiago diz: “Mostra-me tua fé, e eu te mostrarei as minhas obras”. Ou seja, a ideia é mostrar um ao outro, e não a Deus. A justificação diante de Deus se dá apenas por meio da fé, porque ela nos é essencialmente gratuita. Paulo deixa isso bem claro em suas cartas (Cf. Rm. 3. 20, 28; 5. 1; Gl. 2. 26; Ef. 2. 8).

Tendo exposto a doutrina bíblica, tão difundida e defendida pelos reformadores, acerca da justificação pela fé somente, cabe-nos aqui agora responder ao questionamento das razões pelas quais devemos ainda obedecer a lei moral de Deus, se esta lei já fora cumprida por Cristo. É exatamente disto que trata a pergunta 97 do Catecismo Maior de Westminster, a qual o próprio Catecismo responde de forma clara e concisa.

A resposta do Catecismo está de acordo com o texto de Paulo, em sua segunda carta aos Coríntios, 5:14. Neste texto, Paulo nos afirma que o amor de Deus revelado em Cristo Jesus nos constrange. Somos constrangidos pelo amor de Deus. Por isso, o Catecismo responde afirmando que a utilidade da lei moral é servir de meio para que os crentes venham obedecer a Deus por gratidão ao que Cristo fez na cruz.

Nós concluímos afirmando que os crentes regenerados estão isentos da lei. Não precisamos mais obedecer a lei de Deus para sermos salvos. Graças a Deus por isso! Isto porque Cristo já cumpriu completamente a lei moral em nosso lugar. Por isso, devemos responder a este amor nos esforçando ao máximo para obedecer a esta lei, não com o objetivo de sermos salvos, mas simplesmente por amor e gratidão ao que ele fez na cruz.

Tenha certeza do amor incondicional de Deus e responda a esse amor com uma busca intensa por uma vida de santidade, como demonstração de devoção, gratidão, adoração e amor a Deus.

Que Deus nos abençoe nesta empreitada.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.