Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  93- Que é a lei moral?

Essa pergunta trata sobre um dos aspectos da lei revelada de Deus, qual seja, a sua lei moral. Faz-se necessário relembrarmos acerca dos três aspectos da lei de Deus.

A lei de Deus nas Escrituras se revela como leis cerimoniais (as relacionadas aos sacrifícios e culto), as leis civis (relacionadas aos mandatos para a nação de Israel em específico, como a pena de morte para feiticeiros) e, finalmente, a lei moral, que são princípios universais, ou seja, são leis de aplicação literal em qualquer época e qualquer lugar do mundo, e para qualquer cultura (como os dez mandamentos).

O Catecismo nos responde acerca da lei moral dizendo que “A lei moral é a declaração da vontade de Deus, feita ao gênero humano, dirigindo e obrigando todas as pessoas (grifo nosso) à conformidade e obediência perfeita e perpétua a ela” (CMW, 93).

A lei moral é, como se pode ver, a declaração da vontade de Deus de forma universal. Se quisermos saber o que Deus quer de nós, devemos recorrer à sua lei revelada nas Sagradas Escrituras. Temos nas Escrituras tudo o que é suficiente para dirigir nossos passos, como claramente afirma todo o Salmo 119.

O Catecismo ainda nos responde que o objetivo da lei moral é alcançar o homem por completo, de tal forma que traga transformação sobre seus apetites e disposições pecaminosas como um todo, corpo e alma. De fato, esse é um dos objetivos da lei de Deus, refrear o mal que há em nós. Se não fossem as leis como a proibição do divórcio, provavelmente a esta altura já praticamente não existiriam famílias na sociedade. Se não fossem as leis como a do domínio próprio os homens se auto-destruiriam em vícios. Se não fossem as leis como do amor e perdão, certamente o convívio humano seria insuportável.

Como vimos, podemos concluir, com muita certeza, que a lei de Deus tem como objetivo nos abençoar, não nos privar e nos escravizar. Viver sem lei é viver sem Deus, bem como viver sem Deus é viver sem lei, e, portanto, caminhar rumo à morte holística, ou seja, morte nos relacionamentos, morte física, morte emocional, morte social, morte das diversas formas.

Portanto, Deus é vida, e consequentemente sua lei é vida. Devemos ressaltar ainda que, como somos pecadores, Deus só aceita uma obediência se ela for fiada em Cristo. Quando achamos que Deus vai receber uma obediência nossa apenas por sermos “boas pessoas”, certamente ele rejeitará.

Obedeçamos a lei de Deus, por amor e gratidão, confiados no sacrifício de Cristo.

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.