Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  92- Que revelou Deus primeiramente ao homem como regra da sua obediência?

A regra de obediência revelada a Adão no estado de inocência, e a todo o gênero humano nele, além do mandamento especial de não comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, foi a lei moral.
Gen. 1:27; Rom. 10:5, e 2:14:15; Gen. 2:17

Observando esta pergunta, precisamos compreender o que foi dito em Gen. 2:14-17: “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

O homem foi posto no jardim como cuidador e mantenedor. Suas responsabilidades excedem o simples ato de cultivar a terra. Ele era responsável por guardar, proteger toda a obra do Criador, para que esta continuasse funcionando perfeitamente, da forma como Deus fez, em plena harmonia e sintonia. Os animais, as plantas, os frutos e o ser humano, todos vivendo bem no mesmo jardim e em plena comunhão com o Criador. Dia após dia, Adão saboreava a belíssima vida, trabalhava com afinco e disposição.

Havia apenas uma ordem a ser obedecida: não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Caminhando sobre os textos bíblicos, lemos em Gen. 2.18, o seguinte: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea”. Nos versículos 21 e 22 lemos, ainda: “Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar; e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem”.

Assim, o homem e a mulher, sua auxiliadora, passam a conviver neste jardim e tudo continuava funcionando perfeitamente como havia de ser. Não há relatos de brigas ou descontentamentos, desordem ou violência. Tudo ainda estava no lugar e a vida era muito boa.

Certo dia, contudo, uma de suas responsabilidades foi colocada à prova – a responsabilidade de proteger o jardim e mantê-lo em plena harmonia com Deus. Quando a sua auxiliadora, enganada pela serpente, o chama para comer do fruto da árvore que Deus tinha ordenado para não comer e Adão experimenta deste fruto, ele falha em seu dever e não cumpre sua principal responsabilidade. Ele não conseguiu proteger o jardim de si mesmo, desobedecendo o Senhor, aquele que é o Centro de toda plenitude deste Jardim. Adão não cumpriu a regra de obediência citada na resposta à pergunta 92 como lei moral.

Diante deste relato, podemos refletir: como temos vivido neste mundo? Ainda é nossa missão cuidar da terra e resgatar a harmonia do mundo com Deus. Assim, precisamos conhecer mais a Deus e fazê-lo conhecido. Será que precisamos proteger o mundo de nós mesmos? Busquemos a sabedoria de Deus para continuar, perseverantes, nesta missão.

Deus abençoe a todos.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.