Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  91- Qual é o dever que Deus requer do homem?

R: O dever que Deus requer do homem é obediência à sua vontade revelada.
Deut. 29:29; Miq. 6:8; I Sam. 15:22.

Deus se revela ao homem nas mais diversas formas para mostrar a sua vontade.

Desde o começo da criação, ele diz ao homem para governar sobre os animais, cultivar a terra, ser fecundo, multiplicar. Mas o homem descumpriu o maior requerimento divino: a obediência.

A partir dessa desobediência é que vemos grandes desastres acontecer com a humanidade. No entanto Deus busca o homem novamente e lhe propõe um pacto, no qual o maior princípio, a obediência, volta a ser o foco e o Senhor Jesus resume esses princípios como “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.

O homem chamado por Deus, a partir disso, precisa viver uma vida de obediência atrelada ao amor. Mas o ser humano confunde muitas situações pensando que está adorando a Deus, quando de fato e de verdade não está. E é isso que vemos em Saul ao oferecer sacrifícios no lugar de Samuel e este assim o adverte severamente dizendo que “…o obedecer é melhor do que sacrificar”.

Hoje os homens acham que obedecem a Deus pagando promessas, rezando terços, fazendo romarias, não ‘roubando’. No meio evangélico buscam o sal de Israel, bebem água consagrada, vão a templos magníficos, à igreja de apóstolos…

O profeta Miquéias (6.8) traz algumas palavras interessantes sobre o que é obediência.
A primeira palavra é justiça: que nos lembra o fato de Deus aplicá-la em Cristo justamente por conta do pecado humano, fazendo a cada um dos seus eleitos justos, como o próprio Deus.Com isso ele requer de nós sermos santos e que pratiquemos a mesma justiça com  nosso próximo.
A segunda é misericórdia: o ato de Deus aplicado a cada um de nós, pois mesmo merecendo a morte, esse ato nos dá a salvação e a vida eterna ao lado de Deus. Enquanto isso não acontece, o povo escolhido de Deus deve praticar, ou melhor, deve amar essa misericórdia para com todos, especialmente aos familiares e domésticos na fé.
A terceira é humildade: O Deus Filho ensina à sua igreja o que verdadeiramente é essa palavra em sua vida, pois Paulo vai falar aos colossenses que Cristo se esvaziou e a si mesmo se humilhou para obedecer em tudo a justiça divina e nos mostrar que também é possível viver de forma humilde, amando aos irmãos e obedecendo a Deus acima de tudo.

Devemos buscar cumprir a cada dia a obediência, em amor a Deus, sempre lembrando do que ele mesmo revelou a nós e, principalmente, o que Cristo deixou de exemplo para cada um de nós.

Amém!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.