Pergunta 90- Que sucederá aos justos no dia do juízo?
No dia do juízo os justos, sendo arrebatados para encontrar a Cristo nas nuvens, serão postos à sua destra e ali, abertamente, reconhecidos e justificados, se unirão com Ele para julgar os réprobos, anjos e homens; e serão recebidos no céu, onde serão plenamente e para sempre libertados de todo o pecado e miséria, cheios de gozos inefáveis, feitos perfeitamente santos e felizes, no corpo e na alma, na companhia de inumeráveis santos e anjos, mas especialmente na imediata visão e fruição de Deus o Pai, de nosso Senhor Jesus Cristo e do Espírito Santo, por toda a eternidade. É esta a perfeita e plena comunhão de que os membros da Igreja invisível gozarão com Cristo em glória, na ressurreição e no dia do juízo.” CMW.
I Tess, 4:17; Mat. 25:33, e 10:32; I Cor. 6:2-3; Mat. 25:34, 46; Ef. 5:27; Sal 16:11; Heb. 12:22-23; I João 3:2; I Cor, 13:12; I Tess. 4:17-18.
Certa vez, o apóstolo Paulo comparou sua vida cristã com um combate, no qual ele permaneceu firme, terminou a sua carreira e guardou a fé. Olhando para vida deste precioso irmão, temos o testemunho nas escrituras do quanto este combate foi intenso, por conta das perseguições, oposições ferrenhas que teve que enfrentar, uma cultura anticristã e tantas outras dificuldades. Este combate deixou marcas e cicatrizes, mas não foi capaz de parar o homem de Deus.
Certamente, a motivação de Paulo não estava nas coisas deste mundo, tanto que ele registrou, em sua carta aos Coríntios, o seguinte: “se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”, 1 Coríntios 15:19.
Paulo tinha a certeza de uma vida além desta realidade, além desta história. Ele tinha plena consciência do que ia ocorrer após seus olhos se fecharem para esta história e se abrirem para a eternidade. Ele sabia o que lhe sucederia no dia do juízo.
E a certeza que Paulo tinha sobre o seu futuro moveu as suas ações enquanto por esta terra ele andou. Da mesma forma, a certeza do nosso futuro move as ações do nosso presente e por isso a grande questão para o enfrentamento da nossa realidade, enquanto por esta terra caminhamos, é: Qual é a nossa crença para o nosso futuro, especificamente, para quando o Senhor voltar?
A CMW, na pergunta 90 não trata do futuro de todos os homens, mas exclusivamente daqueles que amam a Deus, daqueles que creem salvadoramente na pessoa de Cristo Jesus e que, guiados pelo Espírito Santo, vivem esta realidade desejando que logo chegue o dia do juízo, no qual não seremos julgados, mas, pelos méritos de Cristo Jesus, estaremos à sua destra e experimentaremos o real significado da palavra vida.
Amado irmão, você teme o dia do juízo ou o deseja com todo o seu vigor? Qual a certeza que você tem para quando este dia chegar? Certamente, esta certeza guia os seus passos no presente e este é um exercício urgente que você precisa fazer.
Se de fato creres em Jesus, não há o que temer, nem com o que se angustiar. Apenas aguarde, pois este dia chegará e, pela graça, à destra do Senhor, você estará. Mas caso o temor habite hoje o seu coração por conta deste dia, clame a Deus por perdão, experimente a salvação e descubra o que é vida.
E ELE toda a glória!