Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  89- Que sucederá aos ímpios no dia do Juízo?

Muitas pessoas têm uma sincera dúvida quanto ao destino humano após o juízo final. A pergunta 89 do Catecismo Maior de Westminster vem nos trazer luz sobre estas questões.
Vejamos que respostas o Catecismo dá para esta importante pergunta.

A primeira resposta é que no dia do juízo os ímpios serão postos à esquerda de Cristo. O lado direito na Bíblia indica lugar de honra, apoio e de força. Enquanto que o lado esquerdo simboliza desprezo, desonra e rejeição. Quando o Catecismo Maior de Westminster nos informa que os ímpios ficarão à esquerda de Cristo, significa que eles perecerão e serão condenados no dia do juízo. Neste dia, afirma o Catecismo, serão expostas as práticas de desobediência dos ímpios, para testificar a justiça de Deus na execução de seu juízo.

O Catecismo ainda afirma que logo em seguida os ímpios serão excluídos da presença favorável de Deus. Este ponto é de extrema importância, pois trás luz sobre algumas fundamentais verdades acerca dos atributos de Deus, como a sua onipresença. Deus, de fato, está em todos os lugares ao mesmo tempo, pois nada escapa à sua presença. Isto se aplica inclusive para o inferno eterno, pois até lá Deus estará presente, visto que nada subsiste sem a presença de Deus sustentando todas as coisas pela Palavra de seu poder.

No entanto, é importante salientar que, aqui nesta terra afetada pelo pecado, Deus concede sua favorável presença. Esta presença favorável de Deus significa Deus agindo com sua graça comum ou sua graça depreendida sobre cada ser humano, inclusive sobre os ímpios (Mt. 5-44-48). Mas no inferno eterno, até essa presença graciosa de Deus, ou melhor, até seu agir favorável, não existirá no inferno. Como dissera o salmista: “Para onde fugirei da tua presença?.”
O Catecismo nos lembra que no inferno haverá eterno sofrimento indizível. O ímpio sofrerá no inferno corpo e alma. Isto porque a gravidade do pecado não está na natureza do pecado em si, mas antes, na pessoa que foi ofendida.

Estas verdades devem gerar em nossos corações o consolo e alegria de saber que Deus nos livrou de tamanho condenação e sofrimento. Devemos servi-lo com todo o nosso coração, por nos livrar da condenação eterna.

Além disso, devemos pregar o evangelho urgentemente, mostrando o que os ímpios sofrerão, caso não se convertam.

Que Deus nos abençoe com sua graça!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.