Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  87-  Que devemos crer acerca da ressurreição?

Devemos crer que no último dia haverá uma ressurreição geral dos mortos, dos justos e dos injustos; então os que se acharem vivos serão mudados em um momento, e os mesmos corpos dos mortos, que têm jazido na sepultura, estando então novamente unidos às suas almas para sempre, serão ressuscitados pelo poder de Cristo. Os corpos dos justos, pelo Espírito e em virtude da ressurreição de Cristo, como cabeça deles, serão ressuscitados em poder, espirituais e incorruptíveis, e feitos semelhantes ao corpo glorioso dEle; e os corpos dos ímpios serão por Ele ressuscitados para vergonha, como por um juiz ofendido.

É muito interessante quando se espera o início de um novo ano e quando esse começa. A expectativa de mudança é grande. No entanto, ao longo do ano, muito da “esperança inicial” se acaba e o ser humano passa a considerar o novo ano como apenas “mais um”.

A igreja, ao longo dos anos, tem moldado o mesmo pensamento quanto à questão da ressurreição. Muitos pensam: “é apenas mais um sermão/devocional/pastoral sobre a ressurreição e esse tema ou assunto passa a ficar despercebido da visão da Igreja. O apóstolo Paulo, sabendo das tendências humanas, escreve aos irmãos de Corinto sobre esse tema tão importante, na carta dirigida a essa Igreja, dizendo que “se a nossa esperança se limita apenas a essa vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1 Coríntios 15.19).

O apóstolo faz esse alerta e passa a detalhar, em todo capítulo 15 dessa carta, sobre esse assunto, que de tão importante, tornou-se o maior capítulo escrito por esse escritor bíblico. Ele inicia o capítulo que fala do penhor da ressurreição (1-19), depois menciona que o próprio Cristo é “as primícias” (20-28), pois ressuscitou primeiro, trata de assuntos práticos para os cristãos que creem na ressurreição (29-34) sobre os corpos dos ressuscitados (35-49) e, finalmente, fala da transformação daqueles que não passarão pela primeira morte (50-58).

Paulo não falou de suas próprias ideias sobre esse assunto, mas baseado no que foi mencionado pelo próprio Cristo. O apóstolo João ao transcrever as palavras de Cristo, no capítulo 5 de sua epístola, versos 28 e 29, alerta sobre os tipos de ressurreição, pois alguns ressuscitarão para a vida e outros para o juízo, como o livro de Daniel também corrobora com essa informação no capítulo 12, verso 2. Muitos, ao ressuscitar, irão para a vida eterna com Cristo, mas outros que ressuscitarão para o juízo amargarão uma eternidade sem o Deus soberano. Essa é a importância crucial desse tema que traz esperança maravilhosa para os que ressuscitarão com Jesus e, ao mesmo tempo, terror para os que estarão sem ele após o juízo.

Amados irmãos da Igreja de Diadema e visitantes que estão lendo essa pastoral: não menosprezem esse assunto de tremenda importância. Jesus sempre alertou a igreja quanto aos acontecimentos relacionados à sua vinda e não há tema mais ligado a esse do que a ressurreição. Que essa parte do corpo de Cristo tenha o mesmo pensamento do apóstolo Paulo que diz: “tendo esperança em Deus… de que haverá ressurreição, tanto de justos, como de injustos” (Atos 24.15)

Glória a Deus!

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.