Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  83-  Qual é a comunhão em glória com Cristo de que os membros da Igreja invisível gozam nesta vida?

Aos membros da Igreja Invisível são comunicadas, nesta vida, as primícias da glória com Cristo, visto serem membros dEle, a Cabeça e, estando nEle, têm, parte naquela glória que na sua plenitude lhe pertence; e como penhor dela sentem o amor de Deus, a paz de consciência, o gozo do Espírito Santo e a esperança da glória. Do mesmo modo, o sentimento ,da ira vingadora de Deus, o terror da consciência e uma terrível expectação do juízo, são para os ímpios o princípio dos tormentos, que eles hão de sofrer depois da morte.

Ao retomar a série de pastorais sobre as perguntas de um dos símbolos de fé da IPB, no domingo anterior, foi abordado sobre o fato de hoje já ser o tempo oportuno para aproveitar da comunhão com Cristo. Continuando a abordagem sobre o mesmo aspecto, o Catecismo Maior trata sobre qual é a comunhão em glória com Cristo e o que ela nos traz. Serão abordados três aspectos a percorrer durante a nossa jornada nessa maravilhosa vida em Cristo.

O primeiro aspecto é o conforto. Como a língua portuguesa tem alguns significados para essa palavra, cabe aqui mencionar que o sentido é: “estado de quem é ou se sente confortado”. Quando Deus comunicou sua graça, através de sua Palavra, informou que o ser humano estava cego, espiritualmente falando, mas quando é destacado pelo apóstolo Paulo na epístola aos Efésios, capítulo 2, versos 5 e 6, que os homens estavam mortos nos pecados e essa graça salvou aquele que crê e ressuscitou para viver juntamente com Cristo, tirando da condenação eterna, o resultado é ter esse conforto frequentemente sendo lembrado em nossas vidas.

O segundo aspecto é a alegria. Essa alegria não é algo passageiro, como visto muito nesses dias em uma busca frenética por grandes momentos de descontração, “happy hour” ou emoções corriqueiras, que contrastam com o “estar só”, uma vez que esses momentos não preenchem o vazio que o ser humano busca preencher. A felicidade em Cristo, ou como o Senhor Jesus menciona no Sermão do Monte sobre o ser bem aventurado, ao contrário: mesmo diante das maiores perseguições que um cristão possa sofrer, isso jamais é esquecido ou retirado do Cristão.

No entanto, esse trecho do Catecismo também nos traz um alerta: é necessário e urgente que o crente fale sobre o que Cristo pode fazer na vida daquele que não tem esse verdadeiro conforto e nem a verdadeira alegria, que ainda está destinado a tantos males, como alertam os textos de Mt 27.4, Hb 10.27, Mc 9.48, entre outros. A semente precisa ser lançada nesses corações para que Deus possa germinar frutos, conforme a sua Vontade.

Que o Senhor nos ajude.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.