Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  80-  É possível ter certeza da salvação?

Esta pergunta é, na verdade, o resumo da pergunta 80 do Catecismo Maior de Westminster.

É uma questão de suma importante para a vida cristã, especialmente para o contexto da igreja evangélica contemporânea, que, em sua grande maioria, ensina que, além do crente poder perder a salvação, ele não pode, por conseguinte, ter certeza da mesma.
De fato, nenhum pai amoroso gostaria de ver seu filho vivendo na incerteza. Deus, certamente, não quer que seus filhos vivam na incerteza da salvação.

Pelo contrário, Deus nos incentiva a buscarmos a certeza da salvação. Em 1 João 5. 13 o apóstolo nos ensina: “Estas coisas vos escrevi para que SAIBAIS (grifo meu) que TENDES (grifo meu) a vida eterna” […].

Em Romanos, capítulo 8, Paulo nos ensina que o Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. De fato, quem é convertido verdadeiramente, tem a certeza de que é filho de Deus. E quem se torna filho de Deus o é para sempre.

Neste sentido, podemos afirmar com segurança que a salvação não é progressiva, é instantânea e completa. A partir do momento que o indivíduo nasce de novo, ele se torna nova criatura e passa a usufruir de todos os privilégios de filho de Deus, ainda que não de forma plena, pois de forma plena só usufruiremos dessas bênçãos na glória.

Ninguém pode ter verdadeira paz se não tiver certeza da salvação. É por isso que Davi afirma: “Em paz eu me deito e logo pego no sono, porque só tu Senhor me fazes repousar seguro.” (Salmo 4. 8.)

Infelizmente a igreja evangélica contemporânea está repleta de cristãos que não têm paz em seu coração, pois vivem atemorizados em todo tempo com a possibilidade de não serem salvos no final.

Quando Jesus nos chama a ir até ele por estarmos cansados, ele o faz no sentido de encontrar nele o descanso para a nossa alma, não para o nosso físico (ainda que até este seja abençoado no estado de glória final).

Em Jesus encontramos alívio do peso da culpa e do medo do juízo eterno.

É lamentável que alguns cristãos não creem que possamos usufruir desta segurança. O evangelho que prega a incerteza da salvação não é Evangelho, pois evangelho é boa notícia.

Saber que podemos perder a salvação não é uma notícia boa. Saber que podemos nos assegurar da segurança eterna sim é uma boa notícia. Tome posse da certeza da salvação e use esta certeza para motivar-se a viver uma vida de santificação, por gratidão e amor a Deus.

Que o Senhor nos abençoe nesta empreitada.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.