Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  78- Como é que a santificação dos crentes é imperfeita?

A santificação dos crentes é imperfeita por causa dos restos do pecado que permanecem neles e das perpétuas concupiscências da carne contra o espírito; por isso são eles, muitas vezes arrastados pelas tentações e caem em muitos pecados, são impedidos em todos os seus serviços espirituais, e as suas melhores obras são imperfeitas e manchadas diante de Deus.”

A Graça e a Paz do Senhor Jesus amados irmãos,

Sabemos da verdade sobre esse ponto do Catecismo de Westminster, acerca da imperfeição de nossa santificação, pois cada um de nós conhece, mesmo que imperfeitamente também, as falhas pessoais. Paulo, ao escrever aos irmãos de Roma, no capítulo sete, verso oito, declara sua dificuldade particular de se santificar, quando diz que nele “não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo”.

Nossa luta deve ser constante para fugir de nossas falhas e para crescer a cada dia nesse processo de santificação. O próprio Deus usou o mesmo servo dessa declaração anterior para, alguns versos depois (versículo 23 da mesma carta e capítulo), também fazer a declaração “[…] mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros”. E reforça essa mesma ideia de guerra em Gálatas 5.17.

O profeta Isaías, em seu escrito no capítulo 64:6, ao comparar o povo de Israel e ele mesmo a “trapo de imundície” deixa claro, juntamente com os demais escritores bíblicos, a nossa dificuldade nesse processo. Contudo, a Bíblia constantemente nos alerta a manter a vigilância quanto ao processo de santificação e o autor aos Hebreus nos diz “[…] desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”.

Portanto, meus amados irmãos e irmãs de lutas diárias: em desertos e em vales sigamos com perseverança essa carreira e mesmo que passemos por esses lugares, mantenhamos firmes as nossas convicções, lembrando sempre de alguns passos:

1) Diariamente busque conhecer a vontade do Senhor para sua vida, por meio da leitura da sua Palavra, pois ela em todo momento mostra qual caminho seguir;
2) Esteja em vigilância para não ceder as tentações e pecar contra o Senhor;
3) Caso haja falha na vigilância, não esqueça de pedir ao Deus misericordioso que perdoe a cada uma das atitudes erróneas, mencionando de maneira específica cada uma delas;
4) Mesmo que o Espírito Santo clame a Deus com gemidos inexprimível, lute constantemente contra a carne para mortificá-la a todo o momento.

Que o Deus de Paz nos ajude a perseverar na santificação.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.