Pergunta 75- Que é a Santificação ?
Um grande foco é dado na Teologia e nos debates cristãos à predestinação e até mesmo à certeza da vida vindoura. No entanto muitos perdem o foco de um tema de suprema importância, que é a santificação. O Catecismo Maior de Westminster demonstra esta importância quando responde à pergunta sobre o significado de santificação.
O Catecismo demonstra em sua resposta que santificação é uma obra operada pelo Espírito Santo em nosso interior. Isto significa que santificação não é um mero renovar de comportamentos externos, é antes, uma mudança interior que resulta em mudanças externas.
É ressaltado ainda pelo Catecismo que o objeto da santificação é nos transformar na imagem de Cristo. Isto fica evidente em textos como Rm. 8. 29 e 2Co. 3. 18, onde é afirmado pelo Apóstolo Paulo que Deus transforma o crente na imagem de Cristo. Obviamente o ser humano ainda tem a imagem de Deus, mas é uma imagem em estado corrompido, ou, manchado pelo pecado. Nesse sentido, o objetivo do Espírito Santo é restaurar essa imagem.
Esta santificação acontece de maneira progressiva, e não instantânea. Não têm fim nesta terra. Até Cristo voltar estaremos em processo de transformação. Isso deve exigir de nós tolerância e paciência para com os nossos irmãos, pois eles estão sob este processo lento mas eficaz.
Os meios usados para esta transformação são através da ação do Espírito e de ações nossas. O Espírito Santo nos santifica através da Palavra (Jo. 17. 17), e através das tribulações (Rm. 8. 28, Hebreus 12). Quanto à nossa responsabilidade nesse processo se dá através de uma vida de oração, pois a nossa carne é fraca, apesar de nosso espírito está pronto. Além disso, nossa responsabilidade na leitura da Palavra também é componente essencial nesse processo. E não menos importante é nossa responsabilidade em carregar nossa cruz, que significa negar nossa natureza terra, crucificar nosso eu.
Diante de tais verdade profundas e bíblicas, esforcemo-nos para buscar uma vida de santificação, em todas as áreas de nossas vidas. Como está escrito em 1Pe. 1. 15-17, que afirma que devemos ser santos em nossa a nossa maneira de viver, ou em todo o nosso procedimento.
Que o Senhor nos ajuda nesta empreitada.