Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

QUEM PODE SER EXCLUÍDO DA SANTA CEIA

A Ceia do Senhor é um dos eventos mais importantes para a igreja de Cristo. É o evento que nos habitua a olhar para a cruz, com o objetivo de despertar em nós a gratidão pela salvação, a motivação para a santificação e a esperança da futura ressurreição. Por isso, devemos obedecer à essa ordenança do Senhor, celebrando a Ceia com muita alegria e temor.

A Santa Ceia, a despeito do ensinamento bíblico claro, tem sido alvo de muitas distorções. Um exemplo disso são movimentos que pregam uma prática democrática na Santa Ceia, ou seja, defendem que qualquer pessoa pode participar da Ceia. Esses movimentos deixar de lado o ensino bíblico de que somente uma pessoa que professa sua fé em Cristo, com pleno uso de sua consciência, pode participar da Mesa do Senhor.

Precisamos ponderar ainda, não apenas sobre quem pode participar da Ceia do Senhor, mas também sobre quem pode ser excluído da Ceia. Assim como há pessoas que defendem que todos, indiscriminadamente, podem participar da Ceia, há pessoas que defendem que ninguém deve ser excluído da mesma, seja por qualquer razão.

A Bíblia nos indica os princípio pelos quais uma pessoa pode ser excluída da Ceia. Paulo nos ensina, em sua primeira carta aos Coríntios capítulo 11, que o crente deve se auto examinar para não tomar a Ceia do Senhor indignamente. Segundo Paulo, algumas pessoas estavam sendo disciplinadas pelo Senhor com doenças e até com morte, por estarem celebrando a Ceia do Senhor indignamente.

Nesse sentido, a partir do princípio bíblico de não administrar a Ceia indignamente, é papel da igreja zelar para que nenhum crente se precipite em participar indignamente. A igreja, através da sua liderança, deve pastorear os crentes nesse cuidado, ora exortando pelas pregações e nos intróitos da Ceia, ora através de medidas disciplinares aos crentes, quando necessário. Assim, a Disciplina é um meio pelo qual um crente pode ser excluído da Santa Ceia, com o objetivo de poupar o irmão de ser alvo de disciplina mais dura vinda de Deus por estar participando indignamente da Ceia (estando em prática de pecado escandaloso). Além disso, essa exclusão temporária da participação da Ceia, visa provocar o que a Bíblia chama de contrição segundo Deus, que produz fruto para arrependimento. Esses são os casos que podem provocar a exclusão de um crente da Ceia do Senhor.

Que Deus nos abençoe na compreensão destas questões.

 

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.