Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  72-  Que é a fé justificadora?

 “A fé justificadora é a que salva. É operada .pelo Espírito e pela Palavra de Deus no coração do pecador que, sendo por eles convencido do seu pecado e miséria e da sua incapacidade, e das demais criaturas, para o restaurar desse estado, não somente aceita a verdade da promessa do Evangelho, mas recebe e confia em Cristo e na sua justiça, que lhe são oferecidos no Evangelho, para o perdão de pecados e para que a sua pessoa seja aceita e reputada justa diante de Deus para a salvação.”

Heb. 10:39; 1 Cor, 12:3, 9; Rom. 10:14, 17; João 16:8-9; At. 16:30; Ef. 1:13; Ef. 10:43; Fil. 3.9; At. 15:11.

Recentemente ao ver um filme de “super-herói”, refleti sobre o desejo humano, que foi retratado neste filme, de que pelas próprias forças e tão somente por elas, atingir todos os objetivos que se deseja, e em especial no caso do filme, a salvação frente a um inimigo que parece ser indestrutível.

É interessantíssimo até onde vai a mente humana em filmes que como esses, são trajes especiais, golpes miraculosos, soluções impensáveis, lutas épicas, algumas dezenas de “quase morte do herói”, mas no fim, depois de muita luta e muito esforço humano, o mal é vencido, todos estão salvos e glórias são dadas ao herói da história.

Mas tudo isso não passa de filme e um retrato do desejo humano de independência de algo maior, do desejo de “resolver os seus problemas” por si mesmo. Na vida real, frente ao inimigo impossível de ser vencido, o herói não veste armadura, não tem superpoderes, ele é 100% homem, 100% Deus, e sua vitória foi alcançada em meio aos escárnios de seus inimigos, foi conquistada na cruz, mediante a dor, sangue, suor e juízo de seu próprio Pai.

Este é o herói das nossas vidas, não é um filme, não é história de ficção, ele é real, mas embora alguns creiam na sua existência, como um personagem histórico, embora alguns escrevam teses sobre esse “importante rabino” que viveu na palestina, esta crença não é suficiente para salvá-los do inimigo de suas vidas.

Da mesma forma, apesar de alguns religiosos verbalizarem que este Jesus é o herói das nações, o messias de Deus, a prática de depositar a fé em algo mais (como Maria mãe de Jesus, alguma revelação especial, alguma pratica salvadora) para serem salvos, apenas atesta que estes não possuem a fé Salvadora e ainda permanecem perdidos.

A Fé Salvadora, ou Fé Justificadora é aquela que convence o pecador de que não há outro meio de graça, de salvação a não ser Jesus Cristo. Esta fé, não apenas nos faz enxergar esta realidade, mas nos move a viver por esta realidade, e ela não pode ser alcançada somente pela mente humana, ela depende da misericórdia de Deus em nos revelar a sua Palavra e pelo Espírito em aplica-la em nosso coração.

Conclusão, dependemos inteiramente de Deus Pai, Filho e Espírito.  Dependemos do Pai que eternamente escreveu e conduz toda a nossa história; Dependemos do Filho que se entregou na cruz e recebeu a punição do Pai em nosso lugar; Dependemos do Espírito, que nos convence desta maravilhosa história de amor e justiça e que molda o nosso caráter.

Dependemos da Palavra, obra do Pai, Filho e Espírito que nos apresenta o verdadeiro e herói de nossas vidas, e este herói não somos nós.

A Deus toda a Glória!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.