Pergunta 71- Como é a justificação um ato da livre graça de Deus?
O que seria necessário fazer para receber a salvação? Qual ato de justiça? Qual o preço? Como entender a necessidade?
Respostas impossíveis a nós. O preço pago foi incalculável e seu valor inestimável, nós seres humanos dotados de um limitado conhecimento somos incapacitados de entender a justiça e misericórdia de Deus aplicado no ato da cruz em decorrência do pecado de Adão.
Deus não direciona a nós essa necessidade e nem aplica em nós critérios para solicitarmos tal bem, afinal, um ser escravo do pecado e totalmente afastado de Deus não poderia jamais buscar a sua libertação.
O povo afastado de Deus “pecador” vive a vida que lhe é própria, pratica atos que lhe são convenientes e não há julgamentos ou prática que o convença do mal, seus olhos são encobertos e não conseguem observar o ser de Deus, o pecado faz das pessoas meros andarilhos neste mundo que não conseguem cumprir o seu propósito, que por mais que tenham atitudes aparentemente boas sentem a necessidade de algo maior, o chamado “vazio na alma”.
Aqueles que recebem a misericórdia de Deus tem seu vazio preenchido pelo Espirito da Verdade e o mesmo pecado que continua no homem é justificado pelo sangue de Cristo Jesus, derramado na cruz, e a vida do ser que antes era afastado passa a ser uma vida que se relaciona com Deus, seus olhos são abertos, e seu coração percebe o ser superior o Deus Eterno.
Este processo magnifico é feito pelos méritos de Cristo, pelo dom do Espirito em plena concordância com a vontade de Deus Pai. Graças ao Senhor que este ato de misericórdia é direcionado a nós pobres pecadores, sem depender de nossas ações, práticas ou desejos.
Lemos em Efésios 2:8 e 9 que pela Graça somos Salvos mediante a fé, isso não vem de vós é dom de Deus, não é pelas obras para que ninguém se Glorie.
Bendito o Deus e Pai e nosso Senhor Jesus Cristo que nos salva, através de Graça e Misericórdia.
Somos eleitos ? Sim. Por quais critérios? Critérios de Deus que, não leva em consideração nossa vida passada e nossos tantos pecados, não merecemos mais que outros, mas de fato, ele nos escolheu e, portanto, seremos eternamente gratos.
Deveríamos morrer e viver eternamente afastados de Deus? Sim, mas por causa da justificação e o livre ato de graça de Deus, somos salvas deste destino e viveremos com Cristo Jesus para todo o sempre.