Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  68- Os eleitos são os únicos eficazmente chamados?

“Todos os eleitos, e somente eles, são eficazmente chamados; ainda que outros o possam ser, e multas vezes são exteriormente chamados pelo ministério da palavra e tenham algumas operações comuns do Espírito, contudo, pela sua negligência e desprezo voluntário da graça que é oferecida, são justamente deixados na sua incredulidade e nunca vêm sinceramente a Jesus Cristo.”

At. 13:48, e 2:47; Mat. 22:14, e 13:20-21; Sal. 81:11-12; João 12:38-40.

A graça de Deus se manifesta em seu maravilhoso e irresistível chamado eficaz. Uma vez alcançados pela graça, não é possível ao homem dizer “Não” ao seu Deus, porque tudo o que Deus faz é perfeito, incluindo o seu chamado e a salvação dos eleitos.

Quando somos apresentados ao chamado eficaz de Deus, somos constrangidos pelo poderoso amor que nos alcança, nos atrai, nos converte, nos conduz ao verdadeiro arrependimento e por, consequência, para uma nova vida, na qual passamos a declarar que toda honra deve ser dada somente a Deus, que não há méritos humanos em nossa salvação, exceto no humano (e Deus) Jesus Cristo.

Muitos questionam: se o chamado é oferecido a todos (pregação deve atingir a todos), porque alguns “cristãos” apostatam da fé? A resposta é que “muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. Embora possa haver uma manifestação externa e aparente de conversão, somente Deus conhece os corações e somente ele sabe verdadeiramente quem é joio e quem é trigo.

Esta é uma triste realidade diante do chamado de Deus, a existência de pessoas que podem passar uma vida inteira na igreja, sem conhecer o Senhor da igreja e, por isso, apesar de uma aparente espiritualidade, sem o chamado eficaz do Senhor, terá sido apenas uma vida “abençoada” pelo convívio com os irmãos da igreja, mas não “abençoada” para uma vida rumo a eternidade.

Meus amados irmãos, nossos olhos devem estar fitos em reconhecer o quão maravilhoso é o Deus que nos chama para si, reconhecendo que este evento é algo que sempre aconteceu. Foi Deus quem chamou Abraão, chamou Isaque, chamou Jacó, chamou Moisés, foi o próprio Senhor quem chamou os seus discípulos e dentre eles apenas Judas apostatou, por não ter sido eficazmente chamado e, tal qual ocorreu em toda a história da cristandade, ainda assim é conosco hoje. O chamado irresistível de Deus nos atrai ao seu incompreensível amor e nos garante permanecer em Cristo, nos concedendo a fé para crer, viver e se necessário morrer por Cristo.

Estamos rumando para os céus, alguns que caminham ao nosso lado hão de perecer por sua própria incredulidade e assim apostatarão da fé, alguns hão de sofrer por seu sincero amor a Deus, alguns chegarão no alvo mais rapidamente, outros caminharão por esta terra por muitos anos, mas ao fim da jornada, os salvos em Cristo, aqueles que eficazmente foram chamados por Deus, adentrarão aos portais celestiais e, certamente, ao serem recepcionados pelo Senhor da História, se curvarão ao Deus da história, e dirão “ Glória seja dada ao Senhor Jesus”.

Em outras palavras, ninguém adentrará aos portais dos céus batendo no peito e arrogantemente dizendo “eu me salvei”, mas baterão no peito dizendo “o Senhor foi propício a nós”, “ a graça nos salvou”, “bendito seja o nome do Senhor”.

Deus seja Louvado!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.