Pergunta 62- Que é a Igreja visível?
A Igreja visível é uma sociedade composta de todos quantos, em todos os tempos e lugares do mundo, professam a verdadeira religião, juntamente com seus filhos.
Essa pergunta faz-nos pensar sobre algumas características dessa igreja, chamada de visível.
Essa igreja é vista por todo o mundo. Para nós que somos cristãos, somos presbiterianos, conseguimos distinguir uma igreja que segue as doutrinas bíblicas, mesmo tendo falhas em sua forma de governo ou em sua liderança. Também conseguimos distinguir aquelas que são seitas e se desviam do ensino bíblico.
Para a sociedade todos são tachados como seita, ‘crente’, ‘evangélico’, entre outros. Independente se esse conceito para eles está certo, ou não, devemos estar alerta. Em uma entrevista feita com uma pessoa católica, no bairro Cidade Ademar, em São Paulo, no mês de Maio, ao perguntar se ele frequentaria uma igreja ele disse que não, pois isso virou comércio e qualquer igreja pensa apenas nisso.
O apóstolo Paulo, ao escrever aos Coríntios, em sua primeira carta, no capítulo 1, verso diz que aqueles irmãos eram santificados em Jesus Cristo e que foram chamados para ser santos; com isso ele amplia dizendo que “com todos os que em todo lugar invocam o nome do Senhor Jesus Cristo…”.
Isso nos faz refletir principalmente sobre nossas atitudes como embaixadores de Jesus Cristo. Como tem sido a nossa postura diante do mundo? Somos colocados no mesmo ‘balaio’ com os outros crentes? Nós somos vistos como cristãos diferentes, de uma igreja diferente?
Além de embaixadores somos representantes da Igreja Presbiteriana do Brasil. Uma igreja que tem sido conhecida pelas mídias, redes sociais, programas televisivos como uma aquela que prega com seriedade a Bíblia; temos recebidos diversas pessoas que ao ouvir alguns pastores presbiterianos querem conhecer mais de perto nossa igreja, mas por outro lado também temos os desgastes com igrejas que se dizem irmãs nossas em termos doutrinários.
Devemos receber calorosamente cada uma dessas pessoas que adentram em nossa igreja, vindas com o intuito de conhecer, pois eles precisam saber se o que esses pastores pregam é vivido por cada um de nós. As pessoas precisam saber se professamos a verdadeira religião na prática, como nos orienta a pergunta em questão.
Mas além de recebermos e sermos cordiais dentro da igreja para ser vistos como servos de Jesus é fora de nossas paredes que devemos fazer a luz de Jesus brilhar. Paulo orienta as esposas ou esposos, que não tem maridos ou mulheres crentes, a viver uma vida santa em seu lar, para que seu cônjuge seja santificado. Devemos ampliar isso para nossas escolas, trabalhos, vizinhança.
Que Graça de Deus nos faça professar a verdadeira religião e viver as verdades bíblicas, para que as pessoas que nos rodeiam podem ver o quanto somos servos de Jesus Cristo e pertencemos a uma igreja visível fiel a Bíblia, a Palavra de Deus.
A ELE toda a glória!