Pergunta 61- Serão salvos todos os que ouvem o Evangelho e pertencem à igreja?
Para responder a esta pergunta precisamos, antes, entender que a salvação tem dois aspectos instrumentais, o ordinário e o extraordinário. Dentro do aspecto ordinário podemos dizer que o meio ordinário estabelecido por Deus para que alguém seja salvo é ter acesso à mensagem do Evangelho. Paulo afirma em sua carta aos Romanos que somos justificados pela é (Rm. 5. 1) e que a fé vem pela pregação do Evangelho (Rm. 10. 17). Por isso a necessidade de que a igreja pregue o evangelho, porque é por meio da pregação do evangelho que os eleitos de Deus chegam à salvação.
Devemos entender ainda, que um eleito não está salvo só por ser um eleito, ele precisa ouvir o evangelho e ter a operação do Espírito Santo em seu coração para que sua eleição se concretize na vida do indivíduo. Todavia, a operação e vocação interna do Espírito Santo só se dará na vida dos eleitos. Este chamado interno do Espírito Santo é irresistível, e só acontece nos corações dos eleitos. Este chamado interno é irresistível (Jo. 6. 44; Rm. 9. 19), mas o chamado externo é resistível. O chamado externo nada mais é do que a pregação do evangelho. Foi este chamado externo do Espírito Santo (a pregação do Evangelho) que alguns judeus resistiram no período da igreja primitiva (Atos 7. 51).
Respondendo então à pergunta supracitada, nem todos os que ouvem o evangelho serão salvos, mas apenas os ouvintes predestinados à salvação, pois o meio ordinário de Deus para salvar um eleito é a pregação do evangelho. Esta salvação acontece, todavia, através da operação irresistível interna do Espírito Santo. Logo, nem todos que ouvem são salvos (Atos 7. 51), mas somente os eleitos. Deve-se notar ainda que, há outros meios de salvação, que consideramos extraordinários, como por exemplo, a salvação de crianças e de pessoas com deficiência cerebral aguda. Neste caso Deus salva, não porque são puras, mas porque, mesmo eles tendo uma natureza pecaminosa, ele as elegeu por sua soberana graça e amor, concretizados na cruz. Sabemos no entanto que esta questão não é tão clara nas Escrituras.
Estas verdades nos levam a concluir que nem todos que estão na igreja visível, as igrejas locais, são salvos. Paulo deixa isso claro quando diz à Timóteo que numa grande casa não há apenas vasos de honra (2Tm. 2. 20), e Jesus disse que o curso natural das coisas é que o joio e o trigo crescerão juntos até sua volta (Mt. 13. 30). A que grupo você pertence, ao trigo ou ao joio? Aos vasos de honra ou de desonra?
A ELE toda a glória!