Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  60- Poderão ser salvos por viver segundo a luz da natureza aqueles que nunca ouviram o Evangelho e por conseguinte não conhecem a Jesus Cristo, nem nEle crêem?

R: “Aqueles que nunca ouviram o Evangelho e não conhecem a Jesus Cristo, nem nEle crêem, não poderão se salvar, por mais diligentes que sejam em conformar as suas vidas à luz da natureza, ou às leis da religião que professam; nem há salvação em nenhum outro, senão em Cristo, que é o único Salvador do seu corpo, a Igreja.”

Rom. 10:14; 11 Tess. 1:8-9; Ef. 2:12: João 3:18, e 8:24; 1 Cor. 1:21; Rom. 3:20, e 2:14-15; João 4:22: At. 4:12; Ef. 5:23.

Amados irmãos, mesmo sem talvez termos isso muito claro em nossa mente, a verdade é que nós fomos “forjados” pela cultura e pela dureza do nosso próprio coração para que, por meio de nossas ações, estratégias, força e outros mecanismos, consigamos atingir os resultados que desejamos e, assim, achemos que somos “os onos da situação”.

Um exemplo disso é o que vimos nesses últimos dias em nosso país, no que diz respeito a paralisação realizada pela classe dos caminhoneiros. Não estamos discutindo a legalidade ou não deste movimento, mas o fato destas pessoas terem conseguido um feito muito expressivo através da sua mobilização: eles pararam o país.

Parar um país é algo grandioso e fazer parte disto, potencialmente traz uma certa satisfação e sensação de poder (paramos o país!), além da sensação de controle e autonomia para quem faz parte de movimentos assim. Eu digo que estes sentimentos enaltecem a “força humana” e são perigosos. São perigosos porque podem fazer com que o homem acredite que pode, por si mesmo, todas as coisas (lembremos do exemplo de Babel).

Pois bem, se este sentimento de poder e autonomia em questões “terrenas” já é um problema, imagine refletido nas questões “espirituais”? Continua a ser um problema, com consequências eternas, principalmente quando falamos sobre a salvação do ser humano.

Para muitas religiões, inclusive algumas delas ditas cristãs, não basta apenas crer em Cristo, é preciso fazer algo mais, seja a guarda de dias, seja a participação de correntes de oração ou campanhas, seja a abstenção de certos alimentos e  tudo quanto a imaginação humana permitir – tudo isso para conseguir se “reconectar ao sagrado”, se “religar a Deus” e, então, alcançar a salvação.

Mas isso é uma falácia!

A salvação é “monergista”, ela vem de Deus, pertence a Deus e não há nada que possamos fazer para merecê-la. No fim, como a Bíblia tão claramente afirma, a salvação é um ato de graça e misericórdia de Deus e foi alcançada por meio de Cristo Jesus.

Sendo assim, sem Cristo não há salvação, sem a crença única e exclusiva na obra redentora de Jesus Cristo não há esperança, e é por isso que o CMW (Catecismo Maior de Westminster) afirma que não há salvação sem ouvir da Palavra de Deus. Não há salvação longe do poder do Evangelho que é Cristo Jesus, o Senhor.

Podemos resumir, assim, que toda e qualquer religião que busca “religar o homem a Deus” sem Jesus, “ligará o homem à sua perdição eterna”. Então, irmãos, propaguemos urgentemente o Poder do Evangelho, a saber, Cristo Jesus, o nosso Senhor”.

A ELE toda a glória!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.